WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

25/08/2011 - Poder público e iniciativa privada se unem para transformar Uberaba em subsede da Copa do Mundo

Poder público e iniciativa privada se unem para transformar Uberaba em subsede da Copa do Mundo Poder público e iniciativa privada se unem para transformar Uberaba em subsede da Copa do Mundo Poder público e iniciativa privada se unem para transformar Uberaba em subsede da Copa do Mundo

Reunião ocorrida na manhã desta quinta-feira (dia 25), na Prefeitura de Uberaba, teve como objetivo principal formatar um grupo de trabalho, unindo poder público e iniciativa privada, na busca de um plano estratégico com ações e datas, para transformar Uberaba em subsede da Copa do Mundo de 2014.

Há 15 dias, o secretário de Esporte e Lazer, Carlos Dalberto de Oliveira – Belzinho e o subsecretário Roberto Fernandes estiveram em Araxá no Seminário Centros de Treinamento de Seleções, onde o secretário de Estado Extraordinário da Copa (Secopa), Sérgio Barroso, explicou que Uberaba tem toda condição de abrigar um centro de treinamento, bem como uma seleção e convidou Uberaba a participar da seletiva.

Diante do convite, a Prefeitura de Uberaba está se mobilizando para fazer a parte que cabe ao município. Por telefone, o prefeito Anderson Adauto, que está em São Paulo a trabalho, disse que seria até uma omissão se ada fosse feito para que a cidade se credenciasse, uma vez que é de extrema importância para Uberaba.

No seminário foi disponibilizado à administração municipal um questionário de diagnóstico da Fifa – Federação Internacional de Futebol. Já nesta primeira reunião do grupo de trabalho, composto por membros das Secretarias de Esporte e Lazer, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, autarquia Uberabão, Convention Bureau e lideranças do G9 (Aciu, CDL, Instituto de Engenharia e Arquitetura, Sinduscon, Sindicato Rural, Sociedade de Medicina, Fiemg, Cigra e OAB), foi distribuído para cada componente uma cópia, bem como  da apresentação do seminário, para dentro daquilo que é de denominação de cada setor, possa ser formulado o plano de trabalho para a próxima reunião. O questionário deve ser entregue até o dia 12.

O secretário Belzinho pontuou aos presentes que Uberaba é uma cidade favorecida, uma vez que possui sete feiras agropecuárias, um forte turismo religioso, Peirópolis e outros locais de apelo turístico. “A cidade inteira será movimentada e isso é sinal de investimentos para o município”, pontuou. Ele ainda exemplificou que uma seleção média, como por exemplo, Japão, carrega consigo uma média de 250 repórteres, além de cerca de 600 torcedores. Uma equipe maior, só o número de profissionais de imprensa saltaria para 800. “Temos que pensar grande. Em 6 de dezembro de 2013 é o sorteio das seleções. Devemos nos preparar não só como subsede da copa, mas saber que após dois anos tem olimpíadas também. Além de estarmos prontos para receber grandes eventos da cidade”, acrescenta.

Segundo o presidente da Aciu e secretário de Planejamento, Karim Abud Mauad, os próximos 45 dias será de trabalho minucioso, preparando para o contato com as principais redes da cidade para que se torne uma realidade.

Karim irá retomar com o projeto de remodelação do Estádio Uberabão, feito pela Seplan e já apresentado à comunidade, com cobertura, cadeiras, restaurante, estacionamento, entre outras benfeitorias.
Para o presidente do Sinduscon, Nagib Facury, a logística de Uberaba irá auxiliar a cidade. “Podemos apostar que vai dar certo. As capitais não têm condição de atender toda a demanda. E, estamos uma hora de distância de vôo das principais capitais do país”, acredita o dirigente classista.

A próxima reunião do grupo de trabalho para finalizar o questionário acontecerá no próximo dia 31, quarta-feira. As cidades escolhidas estarão em um book da Fifa, que será distribuído às seleções, mas “nada impede de ser feito um trabalho político, de relacionamento com países específicos”, fecha Belzinho.
 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar