WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

17/08/2009 - Biblioteca Municipal comemora o folclore

A Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” abriu, nesta segunda-feira (dia 17), as comemorações da Semana do Folclore. As escolas previamente agendadas participam diariamente da Sessão Hora do Conto. A culminância das atividades será no sábado (22), dia do Folclore, com o Grupo Fluistória.

A diretora Viviane de Almeida Cataldi explica que, integrando Literatura e Meio Ambiente, foi feita uma adaptação do livro “O Saci e a Reciclagem do Lixo”, de Samuel Murgel, a qual serviu de inspiração para contação de histórias. Ela ressalta que o objetivo das comemorações é resgatar as manifestações dessa cultura popular tão rica com histórias, além de músicas, sorteio de livros, oficinas de criatividade, piquenique e muitas brincadeiras para as crianças.

A dinamização do encontro está sendo feita pela equipe do Setor Infanto-Juvenil, contando com a participação especial do Grupo “Fluistória”, realizando uma Sessão Folclórica, no Jardim suspenso da Biblioteca. As atividades diárias acontecem das 8h30 às 11h30, sendo aberto às crianças de 6 a 11 anos de idade, gratuitamente. Para dar sequência às comemorações do folclore, a programação se estende até a primeira semana de setembro, com a realização da “Hora do Conto”, com sessões de 1h30 cada.

O grupo de contadores de histórias “Pirilim! Plim, Plim!!!”, da Biblioteca Pública, executa esse projeto. A diretora da Biblioteca salienta ainda que esses encontros visam a conciliar o tema “Folclore”, às questões de preservação ambiental por meio da história adaptada “O Curupira, o Saci e a reciclagem do lixo”. A história transmite às crianças a noção de reciclagem, a exemplo do que ocorre na natureza. “A figura central é o Saci, simpático personagem do nosso folclore, muito conhecido por suas brincadeiras e peraltices”, completa Viviane. As crianças das escolas municipais Frei Eugênio e Bezerra de Menezes estão agendadas para participar do evento.

As atividades começam com recepção das crianças, visita à Galeria de Artes e a Exposição de objetos de material reciclado, exibição de vídeo institucional, curiosidades e informações sobre o folclore local e regional, cantigas folclóricas. E ainda: contação da história: “O Curupira e o Saci e a reciclagem do lixo”, de Samuel Murgel Branco, palestra com o biólogo Paulo César Franco, visita orientada para conhecer os espaços e serviços da biblioteca, com parada no setor Infanto-Juvenil, leitura do poema: “Dentro do livro”, de Ricardo Azevedo, leitura livre manuseando diversos portadores de texto (livros, revistas, gibis, jornais) e finalização do encontro, com entrega de brinde pela equipe do setor Infanto-Juvenil às crianças, no jardim suspenso.

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar