WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

17/08/2009 - Reunião com moradores do Beija Flor mostra ações realizadas por Satipel no problema de fibras

Reunião com moradores do Beija Flor mostra ações realizadas por Satipel no problema de fibras Reunião com moradores do Beija Flor mostra ações realizadas por Satipel no problema de fibras Reunião com moradores do Beija Flor mostra ações realizadas por Satipel no problema de fibras

Audiência pública realizada na noite desta sexta-feira, dia 14, no Cemei Francisca Venceslau, reuniu moradores dos bairros Beija Flor I e II, diretoria e corpo técnico da empresa Satipel, promotor de justiça do Meio Ambiente, Carlos Alberto Valera, prefeito municipal Anderson Adauto acompanhado pelos secretários de Meio Ambiente, José Luiz Barbieri e Educação, Marcos Juliano Bordon, subprocurador do município, Paulo Emilio Derenusson e vereador João Gilberto Ripossati.

Em pauta, as ações tomadas para amenizar os incômodos causados por particulados que advinham dos ciclones da empresa. De acordo com o assessor da presidência da Satipel, Carlos Reis, a empresa implantou um conjunto de sprays, que apesar de estar em fase de testes, apresentou resultados técnicos e visuais satisfatórios. O sistema de nebulização dos ciclones serve para umidificar os particulados tornando-os mais pesados e assim dificultando que estes se espalhem com o vento.

Ainda segundo o assessor da Satipel está em planejamento um projeto onde um equipamento será construído e montado para reduzir a zero a emissão da fuligem, mas a solução definitiva aconteceria num prazo de um ano. Ormeu Tavares André Júnior, gerente industrial, partilhou das informações do assessor e acrescentou que diariamente eles visitam os moradores para compartilhar as ações e ter conhecimento da satisfação daqueles que eram os mais prejudicados com o problema. Na oportunidade, os moradores externaram suas opiniões em relação aos resultados apresentados pela empresa e foram unânimes.

“Agradecemos os esforços. O problema ainda não acabou, mas melhorou bastante. Sabemos que não tem como resolver de uma hora para outra”, pontuou João Carlos Bezerra Santanta. Renato Maia, presidente da Associação dos Moradores do Francisco Angotti, pediu a palavra e solicitou que se verificasse a questão de fumaças que também vem da empresa e o assessor Carlos Reis de pronto explicou que já foi verificado e que já se trabalha para dar uma solução. Prefeito Anderson Adauto explicou aos presentes que compete a ele, como gestor do município, trabalhar dentro dos interesses da população, mas também pela questão do desenvolvimento econômico da cidade, uma vez que a empresa fez grandes investimentos em Uberaba, inclusive com ampliação. “Nosso papel é do equilíbrio”, frizou. Para tanto, a prefeitura oficiou a Satipel para que haja a contratação de uma empresa credenciada pelo Estado de Meio Ambiente que ficará responsável pela análise dos particulados.

O contrato acontecerá por meio de um TAC - Termo de Ajustamento de Conduta. Promotor de justiça do Meio Ambiente, Carlos Valera, disse que o Ministério Público está acompanhando o passo a passo de todo o processo, reconhece a seriedade que a empresa está tratando o problema e que reuniões técnicas com corpo jurídico da Satipel, técnicos de meio ambiente, MP e Secretarias Municipal e Estadual de Meio Ambiente serão realizadas periodicamente para analisar os resultados dos laudos. Através do TAC um cronograma com ações e prazos será oficializado para que a situação melhore e os impactos sejam zeros. Promotor Valera ainda acrescentou que trabalha com uma medida compensatória para que a empresa possa através de uma “indenização coletiva” trazer melhorias para o bairro, como por exemplo, a urbanização da mata. E, entende que “a Satipel sempre quis resolver e foi sensível aos problemas causados” e, portanto, sente que não haverá problemas com relação à assinatura do TAC.

Finalizando a reunião, moradores apresentaram ao prefeito Anderson Adauto projeto de revitalização e preservação do meio ambiente urbano a ser realizado dentro do Beija Flor II, com ações como óleo reciclável, limpeza de terrenos e plantio de mudas, recolhimento de pilhas, coleta seletiva, horta comunitária e uma área pública para construção de praça com quadra para realização de eventos. Anderson se mostrou satisfeito com o projeto e disse que “vai acontecer exatamente pela forma que foi apresentado, tendo a prefeitura como parceira e em forma de mutirões”, finalizou o prefeito.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar