WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

18/02/2011 - Prefeito se posiciona contra mudança de local de entrega da Comenda Chico Xavier

A Honraria foi criada por Lei Estadual e faz parte das comemorações do aniversário da cidade.

Prefeito de Uberaba vai apresentar ao Governo do Estado protestos contra a decisão de Comitê Permanente em realizar a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier este ano na cidade de Pedro Leopoldo. No entendimento de Anderson Adauto, a proposta de se homenagear o médium espírita em sua cidade natal é válida, mas certamente quem a fez desconhece a Lei e o Decreto que instituíram a Comenda. A reunião que definiu a solenidade aconteceu ontem em Belo Horizonte e a proposta de transferi-la foi apresentada pelo representante do deputado Fábio Cherém, na oportunidade se posicionando em nome da Assembléia Legislativa.

O prefeito Anderson Adauto revelou que estará encaminhando ofício ao Governo do Estado ressaltando que é merecido que a cidade de Pedro Leopoldo realize homenagem a Chico Xavier, mas que a legislação não pode ser desobedecida. Ele acredita que houve alguma confusão na proposta de transferir o evento, visto que a Lei 13.394/1999 e o decreto 41.540/2001 são claros ao definir que a “Comenda da Paz Chico Xavier será concedida anualmente, em Uberaba, em cerimônia a se realizar no dia 2 de março, durante as comemorações do aniversário da cidade”. O prefeito acredita na compreensão por parte do governador a respeito de seu posicionamento, visto que “Antônio Anastasia é um homem legalista”.

Ao encerrar o ano que se comemora o centenário de Chico Xavier, o prefeito argumenta que não seria justo tirar esta solenidade das comemorações do aniversário da cidade. Além disto, ele ressalta que Uberaba está empenhada em concluir o Memorial, que está sendo erguido pelo Instituto Chico Xavier e que estará recebendo este ano  recursos de R$ 2 milhões do Ministério do Turismo por meio de projeto apresentado pela Prefeitura de Uberaba.

Na opinião do Prefeito de Uberaba é muito justo e reconhecível que a cidade de Pedro Leopoldo queira homenagear o seu filho mais ilustre, mas ele entende, em defesa da cidade de Uberaba, que isto pode ocorrer sem que se tire o que historicamente já ocorre.

A proposta de se realizar este ano a entrega da Comenda da Paz Chico Xavier em sua cidade natal foi apresentada pelo representante da Assembléia Legislativa, deputado Fábio Cherém, e contou com a defesa do representante de Pedro Leopoldo, Ademir Gonçalves. A proposta foi aprovada por sete votos a quatro, tendo votado contra, defendendo a realização do evento em Uberaba, os representantes da Prefeitura de Uberaba, do deputado Paulo Piau, da Secretaria de Cultura do Estado e da Secretaria de Ciência e Tecnologia, cujo titular é Nárcio Rodrigues. A proposta contraria a legislação tanto na questão do local quanto a data, que ficou definida em 2 de abril ( a Lei prevê 2 de março) e o número de homenageados, que serão 15 e a Lei prevê 10 a cada ano.

 


 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar