WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

24/11/2010 - Prefeitura de Uberaba questiona resultado do Censo e pede nova coleta de dados

Prefeitura de Uberaba postou nesta quarta-feira (24) o ofício endereçado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) questionando os números do Censo 2010 apresentados na publicação do Diário Oficial do último dia 4 de novembro e pede nova coleta de dados na cidade. O documento ressalta o respeito ao trabalho realizado pelo IBGE, mas apresenta como fundamentos para questionar a reclamação de uberabenses que se dizem não recenseados, a população flutuante da cidade, a grande extensão da Zona Rural do Município e a própria relação do número de habitantes por imóvel com o de casas existentes na cidade.

A correspondência foi encaminhada ao Coordenador de Pesquisa de População e Indicadores Sociais do IBGE, Luiz Antônio Pinto de Oliveira, cuja diretoria está sediada no Rio de Janeiro. O documento ressalta as “constantes reclamações de moradores de nossa cidade, vários imóveis em nosso município não foram visitados, o que acarretou na redução significativa de número de habitantes recenseados”. Outro argumento apresentado no ofício é referente ao fato de Uberaba ser um dos maiores municípios em extensão territorial do estado de Minas Gerais, tendo uma zona rural muito grande, “o que proporciona um alto número de moradores vivendo em comunidades rurais, bem como em fazendas e sítios, o que não foi prontamente identificado no resultado final do Censo 2010”.

Em termos de números concretos, o recurso da Prefeitura de Uberaba cita que mais de 9.000 habitantes eventuais de Uberaba (estudantes, trabalhadores temporários, etc.), chamada população flutuante, foram excluídos do resultado final do Censo 2010 de Uberaba/MG. Outra equação que não fecharia com o número divulgado pelo IBGE é a taxa ocupacional, divulgada pelo próprio instituto de 3,04 habitantes por imóvel em Uberaba, que conjugada com o número de residências de 107 mil resultaria em uma população de 325.280 habitantes.

O documento destaca ainda que “tanto a taxa de ocupação quanto o número de Residências foram extraídos do trabalho técnico realizado por este Instituto”. Ao recorrer questionando o número divulgado no início do mês, a Prefeitura de Uberaba requer a revisão do resultado com uma nova coleta de dados no município.

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar