WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

22/10/2010 - Biblioteca abre Semana Nacional do Livro

A Biblioteca Pública Municipal “Bernardo Guimarães” comemora a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, com o tema Rachel de Queiroz: Cem Anos de Memórias, Histórias e Literatura. Foram idealizadas várias atividades relacionadas à vida e à obra da escritora, como debates, encontros com escritores, exposição, contação de histórias e outras atividades, ressaltando a importante de sua contribuição literária.

As comemorações começaram nesta sexta-feira (dia 22), com a aula inaugural do curso de contação de histórias “No Aconchego das Histórias”, onde os alunos conhecem as técnicas, linguagens e teorias relacionadas à arte de ler e contar histórias.

O Jardim de Histórias acontece às 9h30 deste sábado (dia 23), no Jardim Suspenso da Biblioteca, onde haverá encontro de crianças, jovens, adultos e idosos, com as aventuras escritas das páginas do livro infantil.
Na segunda-feira (dia 25), abertura oficial do evento será a inauguração do Escritório de Direitos Autorais (EDA), com a presença das autoridades locais e, também, do diretor do Escritório de Direitos Autorais, da Fundação Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Jaury Nepomuceno, e da coordenadora de Acervos da Fundação Biblioteca Nacional, bibliotecária Célia Regina Costa Domingues. Trata-se de uma iniciativa pioneira e importante para a cidade e região, pois os escritores, compositores e produtores culturais poderão fazer o registro de suas obras com maior presteza e agilidade, na cidade de Uberaba, único escritório regional de Minas Gerais.
Nesta oportunidade, acatando a proposta da Biblioteca Pública relativa à preservação da memória literária local, o prefeito Anderson Adauto fará a assinatura do Decreto Municipal do Depósito Legal, regulamentando a doação da produção literária dos escritores uberabenses à Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, a exemplo do Depósito Legal da Fundação Biblioteca Nacional. Desta forma, espera-se um crescimento significativo do acervo dos escritores uberabenses.

A diretora Viviane de Almeida Cataldi destaca que a Biblioteca Pública tem como propósito, também, valorizar o escritor uberabense e, desta forma, a escritora Vânia Resende, terá uma participação no debate-papo: “Rachel de Queiroz e suas Crônicas”, com os alunos da Escola Municipal Professora Geni Chaves, na segunda-feira, às 7h30. O escritor Tiago de Melo Andrade participará da atividade: Um Escritor no Meio da Gente: “Tiago de Melo Andrade e ... O Ovo do Elefante”, com os alunos da Escola Municipal Uberaba, na terça-feira, às 7h30.

Os coordenadores e professores dos cursos de Letras de Uberaba (Uniube, UFTM, FAZU e Unipac) participarão da Mesa-redonda: “Rachel de Queiroz, vida e Obra”. O debate será mediado pelo professor André Azevedo, do curso de Comunicação Social da Uniube.

Com o objetivo de incentivar a leitura e o acesso ao livro, a Biblioteca instituiu o Mérito Literário, premiando os leitores mais assíduos ao setor de empréstimos da Biblioteca, categorias Infantil, Juvenil, Adulto e Idoso. A homenagem será na quarta-feira (dia 27), às 9h30.

Finalizando a programação, a Biblioteca promove o lançamento do livro “O Sujeito e o Objeto”, do escritor Valter Machado da Fonseca, na sexta-feira, às 19h.

 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar