WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

05/10/2010 - Frequentadores do Parque das Acácias farão avaliação de risco cardiovascular

Numa parceria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), os frequentadores do Parque das Acácias já participam do projeto de avaliação de risco cardiovascular e da prática física. Ao mesmo tempo, eles recebem orientações de acordo com os fatores de risco de cada um.

Segundo o coordenador do Parque das Acácias, José Carlos de Oliveira, a avaliação é feita através de questionário que inclui, inicialmente, a identificação, hábitos de vida, fatores de riscos cardiovasculares, doenças pregressas e familiares e um questionário sobre a prática de atividade física. Posteriormente será realizado o exame físico, que abordará medidas antropométricas, aferição de pressão arterial e da frequência cardíaca de repouso, análise do perfil lipídico (por meio de um analisador bioquímico portátil) e do índice glicêmico, através de um equipamento de monitoramento de glicemia portátil.

José Carlos explica que, com base nos dados coletados, será transmitida a cada participante uma avaliação do risco cardiovascular e uma prescrição individualizada de caminhada ou corrida. A prescrição da atividade física abordará a frequência semanal e a duração adequada dos exercícios e, principalmente, a faixa de frequência cardíaca que deverá ser mantida durante a atividade. Assim, será ensinada a medida da frequência cardíaca pela palpação do pulso radial e a utilização desse valor para aferir a intensidade do exercício.

As avaliações começaram na última segunda-feira e vão até o dia 17 de outubro, das 18 às 20 horas, no Parque das Acácias. O público-alvo são os caminhantes com mais de 30 anos, sendo o projeto desenvolvido pelos universitários do Curso de Fisioterapia da UFTM, sob a supervisão da professora Marilita Falângola Accioly, com apoio da Smel.
 

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar