WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Infraestrutura

01/10/2010 - Prefeitura anuncia retomada do Programa de Plantio de Árvores

Na tarde desta sexta-feira (01), em coletiva realizada no gabinete, os prefeitos em exercício e licenciado, Paulo Mesquita e Anderson Adauto, respectivamente, apresentaram o Plano Diretor do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana, com a retomada do Programa de Plantio de Árvores. O objetivo do plano é proteger e caracterizar as Áreas de Preservação Permanentes – APP’s urbanas, tornando Uberaba um município com um dos melhores índices de áreas verdes por habitante no Estado de Minas Gerais.

Serão plantadas 55 mil mudas até abril de 2011, sendo que destas, cinco mil possuem altura superior a dois metros. “Estarão empenhados neste processo uma equipe da Secretaria de Infraestrutura (Semie) com 50 pessoas, para plantação e manutenção”, pontuou o diretor de Gestão de Áreas Públicas da Prefeitura, José Maria Ikeda.

Para o prefeito licenciado, os plantios proporcionam à cidade, além de embelezamento, sustentabilidade. “Nós estamos preocupados principalmente com as gerações futuras”, ressaltou Anderson, apelando à população que faça sua parte colaborando na preservação das árvores plantadas.

As plantações beneficiarão 30 canteiros centrais, 50 praças e os trevos nas entradas da cidade. Inicialmente os plantios serão feitos nas Avenidas Niza Guaritá, do pontilhão da FCA até o anel viário, Maria Santana Borges até a BR 050, Bernardo Seibel até a Francisco Podboy, Nono Prata, no Parque das Barrigudas, bairro Residencial 2000, Praça Araci Prata (Conjunto Esportivo Uberaba I), Residencial Pacaembu (saída para Campo Florido), Avenida das Torres e nas APP’s dos Bairros Beija Flor I e II, Elza Amuí, Parque do Paço, Parque da Cidade, dentre outros. Das cinco mil mudas acima de dois metros, serão plantadas inicialmente 200 no Parque das Acácias. 

Do ano de 2007 até março de 2010 foram plantadas na área urbana de Uberaba aproximadamente 582 mil mudas de árvores de várias espécies, como Ipê, Ipê Tabaco, Oiti, Calistemo, Grevilha gigante, Flamboyan mirim e gigante, Pau Mulato, Urucum, Resedá, Dilena, dentre outras, beneficiando todos os bairros da cidade.

Para a zona rural da cidade, são distribuídas mudas de espécies de grande porte e nativas do cerrado, como Mogno, Ipê Amarelo e Roxo, Aroeira, Guapuruvu, Urucum, Figo, Sibipiruna, etc.
Além da distribuição das mudas, que acontece no Horto Municipal, é prestado à população todo tipo de assessoria, desde a espécie adequada até a forma de plantar e manter a espécie.
Na oportunidade, Anderson Adauto anunciou aos presentes a construção de mais um parque na cidade. “Nós fechamos hoje a negociação de uma área, que está localizada entre as futuras instalações do Fórum, o Carrefour e os fundos da Prefeitura. O nome do parque será Mata do Passo e ele será nos moldes do Piscinão”, finalizou.

 

 
 
 

Outras Notícias: Infraestrutura



Voltar