WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Esporte e Lazer

01/09/2010 - Parabéns Profissionais de Educação Física!

01 de Setembro: Dia do Profissional de Educação Física

 

            No dia 1º de setembro de 1998, o professor presidente da república Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei 9.696/98 que regulamentava a profissão de educação física. Desde então, essa data é celebrada como o dia do profissional de educação física. A partir daí, surgiu o conselho federal de educação física, bem como os conselhos regionais, órgãos incumbidos de regulamentar e fiscalizar a profissão. Pela primeira vez na história, profissionais de educação física podiam exibir um registro profissional junto ao seu nome, assim como médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, e outros profissionais da área da saúde, além de advogados e engenheiros.

             O Profissional de Educação Física é especialista em atividades físicas, nas suas diversas manifestações - ginásticas, exercícios físicos, desportos, jogos, lutas, capoeira, artes marciais, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, musculação, lazer, recreação, reabilitação, ergonomia, relaxamento corporal, ioga, exercícios compensatórios à atividade laboral e do cotidiano e outras práticas corporais -, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da educação e da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento fisiocorporal dos seus beneficiários, visando à consecução do bem-estar e da qualidade de vida, da consciência, da expressão e estética do movimento, da prevenção de doenças, de acidentes, de problemas posturais, da compensação de distúrbios funcionais, contribuindo ainda, para consecução da autonomia, da auto-estima, da cooperação, da solidariedade, da integração, da cidadania, das relações sociais e a preservação do meio ambiente, observados os preceitos de responsabilidade, segurança, qualidade técnica e ética no atendimento individual e coletivo.

          Em Uberaba, antecipadamente, neste último dia 28 de agosto a Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Esporte e com o apoio do Clube Uirapuru, realizou várias atividades sócio, esportivas e culturais integrando  profissionais de educação física de Uberaba, acadêmicos da Universidade de Uberaba, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro/CESUBE em comemoração ao dia do profissional de Educação Física.

        As atividades foram iniciadas com mini-palestras que abordaram à importância da ética profissional e da associação dos profissionais de Educação Física. Logo em seguida, mais de 400 alunos e/ou profissionais participaram de uma aula de ginástica comandada pela  professora Sandra, coordenadora da Academia Fit Uirapuru onde todos os presentes em clima de alegria e confraternização se prepararam para as atividades esportivas/competitivas que envolveram os 3 cursos de Educação Física existentes em Uberaba (UFTM, CESUBE e UNIUBE) e os profissionais de Educação Física, os quais disputaram quadrangulares nas modalidades Futsal, Voleibol, Handebol e Basquetebol masculino e Feminino.

         Neste mesmo dia, à noite, foi realizado uma festa com o nome “Noite de Talentos” onde foi homenageado os profissionais de Educação física destaques do Ano de 2010 pela Prof. Renilda (Diretora do Departamento de Formação Continuada da SEDUC). Os homenageados da noite foram: Professora Faustina (aposentada), Professora Janaína (Adefu), Professor Rones Leite (Cemea Abadia), Professor João Gurgel (Cesube), Professora Ineila (E. M. Frei Eugênio/Academia Oriente) e Professora Sandra (Fit Uirapuru). Nesta noite de Lazer, proporcionada aos acadêmicos e profissionais de Educação Física de Uberaba, também foi enaltecido a importância do Profissional de Educação Física na construção de uma sociedade com mais Qualidade de Vida.

       Para concluir, deixamos nossos abraços a todos estudantes e profissionais de ed.física de Uberaba nesse 1º de setembro, convicto de que a cada ano nossa profissão e missão se fortalece e conquista gradativamente o respeito da sociedade brasileira por pregar os ideais que são o alicerce da democracia, como respeito ao outro, solidariedade e amor pela vida.

Professor Carlos Alberto (SMEL)  e Professora Patrícia Rebeca(SMEL).

 
 
 

Outras Notícias: Esporte e Lazer



Voltar