WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

02/08/2010 - Censo 2010 começou oficialmente nesta segunda-feira

Após as pesquisas será possível conhecer a população demográfica de Uberaba

Cerca de 200 recenseadores, divididos em 462 setores, iniciaram nesta segunda-feira (02), o Censo 2010 do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. As pesquisas foram oficialmente abertas no gabinete com entrevista representativa ao prefeito em exercício, Paulo Mesquita, que otimista fez um apelo à população de Uberaba: “Recebam e colaborem com os recenseadores. É de fundamental importância este trabalho e tenho certeza que todos cooperando e declarando a verdade conseguiremos ultrapassar os 300 mil habitantes”, expôs o prefeito, ao falar do diagnóstico do número populacional do município.

De acordo com Evandro Mendes, coordenador de área, os recenseadores estão identificados pelo uniforme - colete azul e boné, com logotipo do Censo – pelo equipamento eletrônico, crachá com foto e número de matrícula. Mas caso o cidadão tenha dúvida, a identidade pode ser confirmada no telefone 0800 721 8181 e pelo site do IBGE, no link www.censo2010.ibge.gov.br/recenseadores.php.

Segundo o coordenador, a parceria com a Prefeitura de Uberaba tem sido de extrema importância, uma vez que a administração municipal tem participado e auxiliado em todas as fases, desde o início dos preparativos, na base operacional, com a preparação dos mapas, até este momento, na coleta de dados, com o passe livre de transporte coletivo para os recenseadores e equipando o escritório do Censo.

O coordenador explica que a pesquisa será realizada em um prazo de 90 dias e logo após já é possível conhecer a população do município. Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Censo 2010 – O Censo é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre os municípios brasileiros, investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor, raça e religião. O questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e traz perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000. E, é a partir das informações coletadas que o Brasil poderá se planejar para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, além de auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar