WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Gabinete

14/07/2010 - Jaime Lerner profere palestra aberta em Uberaba

Ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná por duas vezes, o urbanista e arquiteto Jaime Lerner profere palestra nesta quinta-feira, dia 15, em Uberaba. A empresa de consultoria de Lerner está concluindo propostas para projeto de Mobilidade Urbana para a cidade, que prevê modificações nos sistemas de transporte coletivo e viário. A palestra será a partir das 9h30 no anfiteatro do Centro Administrativo Municipal.

Único brasileiro na lista dos 25 pensadores mais influentes da prestigiosa revista “Times”, Lerner está colocado em 16º lugar, destacado pelo seu legado em sustentabilidade urbana.

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, o público presente à palestra vai poder conhecer um pouco da visão urbanística de Jaime e, na sequência, ele explicará o projeto que está sendo desenvolvido em Uberaba. “Por isso convocamos toda à população”, explica Karim, ressaltando que este é um momento histórico, uma vez que Lerner é uma autoridade dentro do seu trabalho e, junto com sua equipe, desenvolve diversos trabalhos internacionais, como no México e Estados Unidos.

Antecipando um pouco do trabalho que será apresentado e desenvolvido no município, Karim Mauad explica como surgiu a ideia de se ter a consultoria do urbanista Lerner na cidade. “Queremos deixar um legado: uma Uberaba preparada para os próximos 20 anos. E o critério é humanizar a cidade para ela se desenvolver”, inicia o secretário. Ele opina que com a mudança das empresas de ônibus, notadamente já houve uma melhora no sistema de transporte coletivo, mas que Uberaba clama por um sistema viário mais eficiente.

Hoje existe uma via coletora em alguns pontos da Avenida Leopoldino de Oliveira e na Praça Rui Barbosa, de maneira desordenada. Após sete meses de trabalho ininterruptos, com visitas frequentes, Jaime e sua equipe viram a importância desse planejamento urbanístico, valorizando o que já se tem na cidade. Com a criação de terminais e estações, será possível passar de 80 ônibus para 12 na Leopoldino de Oliveira, por exemplo, tendo coletivos a cada 3 minutos. Além destas mudanças, outras como a inversão do curso na Rui Barbosa, proporcionará um fluxo mais rápido no trânsito e com melhor utilização do transporte coletivo.

Após ordenar o sistema de trânsito, Karim explica que a cidade passará por uma revitalização com projetos na Praça do Calçadão, Mercado Municipal, Mata do Ipê, criação de um circuito de caminhada na Mata do Carrinho com o Instituto Chico Xavier, uma alameda cultural na Rua Comendador Quintino, entre outros. Seguindo as programações, Uberaba passará por um novo momento, que é caminhar no sentido do Parque Tecnológico (Univerdecidade), iniciando com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), área de turismos, Codau, etc. “A visão do prefeito é criar alicerces para Uberaba com 500 mil habitantes”, acrescenta o secretário.

Karim ainda lembra que Uberaba tem o “toque” de pessoas de referência, e Jaime Lerner vem para aumentar este prestígio, como é o caso da Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e a Praça Afonso Teixeira, projetados por Oscar Niemeyer e o Calçadão da Rua Arthur Machado, que inclusive passará por uma repaginação urbana e que tem a marca de Roberto Burle Marx.

Vale ressaltar que a palestra “Cidade não é problema, cidade é solução” é aberta ao público e acontece às 9h30, nesta quinta-feira (15), no Anfiteatro do Centro Administrativo Municipal.

 

 
 
 

Outras Notícias: Gabinete



Voltar