WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Biblioteca Municipal

29/06/2010 - Arraial das Letras - I Festa Literária de Uberaba

  

Ns dias 26 e 27, aconteceu a I Festa Literária de Uberaba – “Arraial das Letras” na Praça d’Abadia. O evento contou com o patrocínio dos Correios e do Governo Federal e, foi uma promoção da Fundação Cultural de Uberaba, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, em parceria com as livrarias da cidade.

 Na abertura, estavam presentes o Sr. Fábio Fonseca de Andrade, representante dos Correios, Viviane Cataldi, Diretora da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, o padre Jacaraúna, da paróquia Nossa Senhora d’Abadia, a sub-secretária Mara Bóscolo, o presidente da Fundação Cultural Rodrigo Mateus e o curador da Festa, escritor Tiago de Melo Andrade.

 Houve apresentação do Grupo Chorocultura, dos alunos do Projeto Jovem Músico e, também, apresentação da “Dança do Hexa” e de quadrilha pelos alunos do CEMEI Boa Vista.

 As atividades culturais foram realizadas na “Tenda Literária”, onde ocorreram as seguintes Contações de Histórias: Grupo Fluistória (Adriana e Darci), Grupo Cordel da Carochinha (composto por alunos da E. M. Professora Stella Chaves, sob a orientação da Professora Darci Bosco) e Cissa Conta Contos, com a professora Ecileusa Sousa e, o Grupo Todo um Teatro apresentou a peça Faz de Conta. Todas as apresentações reuniram grande público infanto-juvenil e adulto.

 O Bate-papo com o escritor André Azevedo no dia 27/06/10 foi muito interessante. Com o título “Baú do Mário”, André relatou algumas passagens de sua pesquisa de mestrado sobre a obra e a atuação política do escritor Mário Palmério na cidade e no país.
 A Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães participou com três estandes, apresentando à comunidade seus principais projetos, oferecendo ao público infanto-juvenil espaço para leitura de gibis, livros e oficina de desenho. Houve, também, a oportunidade de os usuários fazerem suas inscrições como sócios da Biblioteca no local, que contou com um notebook com acesso ao Sistema de Informação da Biblioteca, on line.

 A SABI-Sociedade Amigos da Biblioteca esteve presente com um estande, distribuindo folder explicativo e, expondo os banners dos Escritores Uberabenses.

 A Academia de Letras do Triângulo Mineiro também marcou presença com declamação de poesias pelo escritor Dimas da Cruz Oliveira, que declamou poesias em português, francês, grego e latim. As gêmas Ani e Iná fizeram homenagem a Mário Palmério por meio de um jogral escrito por elas. O acadêmico Pedro Lima, também se manifestou declamando poesia do Patativa do Assaré. Dona Terezinha Hueb de Menezes falou de suas experiências com a escrita de crônicas e fez a divulgação da publicação Convergência / Saberes Acadêmicos, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Uberaba (ACIU).

 O Grupo UAI apresentou a quadrilha, que contagiou  todos os presentes.

 Finalizando as atividades na Tenda Literária, a escritora Vânia Resende fez um relato das experiências do Projeto Leia e Passe Adiante, explicando os objetivos do projeto, esclarecendo sobre as formas de incentivo à leitura e, também, sobre a mensagem do Dia Internacional do Livro Infantil 2010: "Um livro te espera. Procure-o", com a participação da contadora de histórias, Adriana Fonseca.

 A Distribuição de vale-livro aos professores movimentou os estantes das livrarias, que ofereceram acervos diversificados, atualizados e com preços bastante razoáveis.
 A Banda João Batista e Paulo Sérgio encerrou a Festa, com apresentação de músicas raízes.

 Todos os envolvidos na organização da I Festa Literária de Uberaba - Arraial das Letras ficaram satisfeitos com o evento e, como primeira experiência, constataram que o evento valeu a pena e será incluído no calendário cultural da cidade de Uberaba.

Viviane de Almeida Cataldi
Diretora da Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães
 

 
 
 

Outras Notícias: Biblioteca Municipal



Voltar