WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/05/2009 - Igreja Santa Rita será reaberta nesta sexta-feira

Os fiéis e devotos de Santa Rita ganham um presente nesta sexta-feira, dia 22, data comemorativa à Santa. Às 17h, a Igreja será entregue a população uberabense totalmente restaurada e aprovada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Às 19h, acontece missa em louvor à Santa Rita, presidida pelo Padre Sebastião, da Igreja São Domingos, e em seguida, sai a procissão.
 

Segundo Maria Aparecida Borges, presidente da Casa do Artesão, que é a proponente do projeto, ele já existe há sete anos. Mas, foi em 2006, com o patrocínio da Souza Cruz, por intermédio do Deputado Federal Paulo Piau, que houve a recuperação dos bens móveis integrados. Em 2008, com outros patrocinadores, efetivamente foi possível fazer a restauração do telhado da igreja (Cemig), da parte arquitetônica, elétrica, de alarme e som (Fosfértil e Valmont), com um investimento de R$ 540 mil, captados dentro da Lei Rouanet, de incentivo à cultura, do Ministério da Cultura. “Acho de extrema importância valorizar nossos patrocinadores, as empresas locais, para que sirva de exemplo”, pontua Aparecida.
 

Ainda de acordo com a presidente, a Comissão Permanente de Acompanhamento e Fiscalização das Obras de Restauro busca agora captar recursos para a última etapa do projeto que prevê o paisagismo, iluminação externa e drenagem, orçada em R$ 150 mil.
 

Em relação ao “Museu de Arte Sacra”, que ficava exposto na Igreja Santa Rita, Aparecida diz que há uma interrogação se esse voltará ou não para o local, mas que a opinião da comunidade é comum para o retorno do mesmo. No momento, o museu está guardado em local não divulgado por serem peças históricas e valiosas.
 

Vale ressaltar que a Igreja Santa Rita é o único monumento histórico do Triângulo Mineiro tombado pelo Ipha

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar