WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/05/2009 - Cronograma para a reconstrução da Filomena Cartafina está pronto

Licitação para obras nos três Distritos Industriais de Uberaba será aberta em junho

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento atendeu rapidamente ao pleito do prefeito Anderson Adauto e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba, João Franco. Está pronto o cronograma solicitado para todo o processo que envolve o rejuvenescimento do asfalto nos Distritos Industriais e recuperação da avenida Filomena Cartafina que leva ao Distrito Industrial III a ser transformada em rodovia estadual (MG).
 

O convênio, assinado em março entre o Estado e a Prefeitura, prevê investimentos de R$ 12,4 milhões, sendo R$ 3,8 milhões a título de contrapartida do Município. Anderson e Franco têm pressa em ver resolvidos os problemas que dificultam o acesso aos Distritos Industriais da cidade. Por isto, na semana passada os dois estiveram pessoalmente com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas, Sérgio Barroso, em Belo Horizonte.
 

Lá, solicitaram empenho no estabelecimento de um cronograma objetivo contemplando todas as fases, desde a licitação até a conclusão das obras.  “Os recursos estão assegurados. O convênio está assinado. A coisa precisa agora acontecer”, defendeu João Franco, ressaltando a importância das obras para Uberaba onde está o maior complexo agroquímico de Minas Gerais e o maior parque de fertilizantes fosfatados da América Latina. No entanto, a má condição da pavimentação, além do desconforto gerado aos trabalhadores que trafegam diariamente pelos locais, influencia no recebimento de matéria-prima e escoamento da produção.
 

Mais que se comprometer em elaborar o cronograma e agilizar para o início das obras, Sérgio Barroso, que esteve recentemente no município, anunciou que vai voltar a Uberaba nas próximas semanas para visitar os Distritos industriais da cidade e discutir projetos.
 

Cronograma - O cronograma foi recebido esta manhã (dia 20) pela Prefeitura de Uberaba. Nele o secretário de Estado informa sobre reunião com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) a quem caberá a execução das obras. Entre as informações, a de que a fase de orçamento está concluída e já iniciada a elaboração do edital com previsão de lançamento para a primeira semana de junho. A licitação acontecerá pela modalidade concorrência do tipo menor preço com prazo de aproximadamente 90 dias. A partir do início a execução deverá estar concluída em seis meses.
 

A obra que será executada pelo DER/MG contempla cerca de 30 quilômetros, por onde circulam diariamente cerca de mil veículos, 70% deles de carga, quantidade aumentada nos períodos de picos de produção. A partir da obra, a manutenção passa a ser de responsabilidade do Estado.
 

Tão logo saia o resultado da concorrência, o pacote de obras terá início pelos quase 22 quilômetros da avenida Filomena Cartafina e vias que compõem o complexo viário do DI-III (avenida Rio Grande, no acesso à Petrobras com 5 quilômetros, avenida da Cana e trevo, ruas Igarapava e Volta Grande). Na seqüência serão contemplados, pela ordem, os DIs I e II e a avenida Randolfo Borges com obras de recapeamento.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar