WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

03/11/2021 - Equipe pedagógica da Feti organiza ações junto aos alunos em alusão ao Novembro Azul

Durante este mês, a equipe pedagógica da Feti realizará, junto aos alunos e aprendizes, ações de combate ao câncer de próstata, em alusão ao Novembro Azul. As aulas, que seguem sendo realizadas de maneira remota, terão, ao longo do mês, discussões e orientações em torno do tema, que deverá ser replicado aos familiares e à comunidade por meio dos próprios alunos.  

Orientados pelos professores, sob a supervisão do Departamento Pedagógico, os alunos receberão informações sobre onde os familiares, amigos ou mesmo a comunidade em geral poderão buscar apoio bem como onde devem realizar o exame de próstata, que ainda é um tabu a ser quebrado. “Os jovens têm um jeito de falar que impacta a sociedade. Eles são muito curiosos, inteligentes e gostam de aprender. Quando realizamos ações que estão ligadas às famílias e à comunidade, a comunicação é positiva. Com certeza, eles fazem a diferença”, garantiu a presidente da Feti, Sônia Manzan.

Sônia reforçou ainda que as ações em sala de aula são determinantes para reduzir o preconceito gerado em torno do exame do câncer de próstata. “O preconceito ainda é um dos fatores mais prejudiciais quando o assunto é o câncer de próstata. Nosso papel, enquanto educadores, é formar cidadãos bem informados. Esse contato direto com o jovem impacta na quebra desse preconceito. Preconceito esse que pode matar”, complementou Manzan.  

Dados - De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo da doença que mais mata homens no Brasil, entretanto, há 90% de chances de cura quando diagnosticado de maneira precoce.

Importante destacar que o exame é a forma mais segura de se prevenir, até mesmo, porque na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea e ao urinar; vontade de urinar com frequência; presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar