WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/10/2021 - Governo Municipal participa de encontro sobre projeto de logística ferroviária para Uberaba e região

Nesta terça-feira (26), o Governo Municipal, representado pela prefeita Elisa Araújo, o chefe de Gabinete, Caio Presotto e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, participaram de encontro promovido pela Associação dos Produtores de Soja, Milho, Sorgo e outros Grãos Agrícolas do Estado de Minas Gerais (Aprosoja-MG) e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba (SRU), em sua sede, para apresentação do Projeto de Logística de Ferrovia de Minas Gerais Corredor Centro-Leste e o Sistema Portuário do Espírito Santo.

A reunião foi aberta pelo presidente do SRU, Gilberto de Oliveira Dias, e pelo presidente da Aprosoja-MG, Fábio de Salles Meirelles Filho, e contou com a presença de autoridades de 21 municípios da região, vereadores, líderes classistas e produtores rurais. Foi apresentado projeto para melhoramento do sistema logístico ferroviário de Minas Gerais pelo corredor centro-leste, utilizando o sistema portuário do Espírito Santo, descongestionando, assim, o porto de Santos, o que geraria mais desenvolvimento, investimento e renda para a região do Triângulo Mineiro.

“Muito importante a apresentação da Federação das Indústrias do Espírito Santo que trata da redução de custos para o produtor rural, como o custo de frete, do transporte dos grãos até chegar ao seu destino. Isso é economia para o produtor. É uma vertente que realmente tem sua importância considerando Uberaba com tanta pujança econômica no agronegócio. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, já tem conhecimento desse projeto, e falta apenas o parecer favorável. Então já fica o convite para o nosso encontro no dia 26 de novembro, no Fórum de Infraestrutura Regional. Quem sabe, ele possa anunciar a viabilidade desse projeto nesse encontro", afirmou Elisa Araújo, chefe do Executivo de Uberaba.

Para o palestrante do evento e representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Luiz Cláudio Montenegro, a Ferrovia Centro Atlântica está em processo de renovação, por isso apresentou um plano de investimentos. “Estamos procurando um investimento importante para Minas Gerais, novo trecho ferroviário que atende a região do Triângulo Mineiro, e viemos aqui apresentar essa alternativa. Com isso o produtor terá a alternativa de levar suas cargas para o Espírito Santo, que está produzindo portos modernos, com navios maiores, com frete menor, ou seja, tudo para o produtor reduzir custos na sua logística”, explica Montenegro.

“Ontem estivemos com a prefeita em Uberlândia, onde o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, fez explanação de um grande investimento que o Governo Federal vem fazendo em termos de ampliação da malha ferroviária, o que reduz drasticamente custos. Na projeção dele, no modal do transporte, hoje a ferrovia representa menos de 20% da participação do transporte ferroviário, e o governo quer, em alguns anos, elevar para 40%. É um momento oportuno e durante o Fórum de Infraestrutura, no próximo mês, será um momento de cobrarmos uma participação maior da nossa região dentro do projeto”, finalizou Rui Ramos.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar