WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

25/10/2021 - Geossítio Santa Rita concorre ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021 promovido pelo Iphan

Uberaba concorre ao Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2021, em sua 34ª Edição, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério do Turismo, em reconhecimento às ações de preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro que, em razão da sua originalidade, criatividade, relevância e caráter exemplar, mereçam registro, divulgação e reconhecimento público.

Por meio da Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, o Geossítio Santa Rita foi inscrito e selecionado e concorre entre 12 ações de excelência no campo do Patrimônio Cultural brasileiro que são divididas em seis segmentos e duas categorias. Uberaba está no segmento Poder Público e na categoria de iniciativa na integração entre as dimensões material e imaterial do patrimônio cultural.

O Geossítio Santa Rita está localizado no centro histórico da cidade. Interliga a Igreja São Domingos, Igreja Santa Rita, Biblioteca Municipal e o Mercado Municipal — um elo do turismo religioso.

Está inserido no Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, além do Geossítio de Peirópolis e dos Sítios Históricos e Culturais da ABCZ e Memorial Chico Xavier. São locais de extrema relevância científica, educacional, histórica, cultural, paisagística e turística que retratam as riquezas geológicas e a herança histórica e cultural de Uberaba.

Geopark é um programa criado pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, visando a conservação e valorização de uma área com um rico patrimônio geológico, histórico, cultural e ecológico. E Uberaba tem como propósito candidatar-se à Rede Mundial de Geoparks da Unesco, sustentado no tripé Uberaba Terra dos Dinossauros do Brasil, Capital Mundial do Zebu e local onde o maior médium do Brasil se revelou ao espiritismo mundial, Chico Xavier.

O Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes tem como gestores a Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Sebrae Minas e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar