WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/10/2021 - Governo Municipal fecha parceria com Senar e SRU de cursos para o turismo rural

O Governo Municipal, representado pela Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), fechou parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Rural de Uberaba (SRU) para a realização de cursos com intuito de alinhar ações que podem contribuir na estruturação do turismo de Uberaba, principalmente o turismo rural.

Os cursos ministrados pelo Senar serão: Empreendendo o Turismo no Espaço Rural – Modalidade Virtual – carga horária de 32 horas; A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros – Modalidade Presencial - carga horária de 32 horas e Empreendendo na Atividade Artesanal – Modalidade Presencial - carga horária de 32 horas. O público-alvo são profissionais envolvidos no trade turístico, produtores rurais, artesãos, ou seja, todos que almejam trabalhar na atividade turística rural.

No encontro estava presente a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio; a coordenadora do Centro de Informação de Turismo Rural de Uberaba (Citur) e secretária executiva do SRU, Sylvia Daniela Centeno Martins de Gouvêa, e o gerente regional do Sistema Faemg/Senar/Inaes, Caio Sérgio Santos e Oliveira.

Para a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, a atividade turística se classifica economicamente como prestação de serviços e, embora se apresente como um produto intangível, a sua oferta deve superar as expectativas do turista, despertando nele o desejo de voltar. “A capacitação tem um importante papel nesse contexto, pois permite que sejamos capazes de oferecer um atendimento profissional e acolhedor, conduzir o turista em nosso destino e oferecer os melhores serviços, executados com técnica e profissionalismo”, pontuou Basílio.

“A capacitação da mão de obra, a profissionalização do setor e a qualificação profissional são importantes. O Senar pode contribuir levando conhecimento, informações para quem atua na área do turismo de Uberaba, mais notadamente no turismo rural. Vamos partir para fazer a mobilização do pessoal, identificar o perfil de cada participante para poder adequá-lo ao curso necessário e depois pensar em outras ações mais estruturadas, de maior duração, de médio, longo prazo, para ir complementando e aprimorando o conhecimento desse público”, afirmou Caio Sérgio Santos e Oliveira.

“O Programa de Qualificação Profissional Rural é de extrema importância, pois, hoje, o turismo rural representa uma excelente oportunidade para aumentar e diversificar a renda. O ano de 2020 foi eleito pela Organização Mundial de Turismo como o ano do Turismo Rural. Diante disso, surge a necessidade de oportunizar que todos os envolvidos no trade turístico se qualifiquem. E também, é necessário abrir as portas para que os interessados conheçam essa modalidade de turismo e aproveitem essa oportunidade”, ressaltou Sylvia Daniela Centeno Martins de Gouvêa.

As datas dos cursos estão sendo definidas e serão amplamente divulgadas para a realização das inscrições gratuitas.rismo

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar