WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

25/06/2021 - Uberaba tem três destinos turísticos entre os top 10 mais acessados no ano

Três destinos turísticos de Uberaba estão entre os dez atrativos mais acessados este ano, no Estado, segundo relatório da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT). 

Na lista dos Top 10 figuram o Museu dos Dinossauros, a segunda cachoeira de Peirópolis (Marzola) e a cachoeira Vale Encantado, informa a diretora de Turismo, Feiras e Eventos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Maria Aparecida Basílio.

O levantamento dos destinos mais procurados na busca do Portal Minas Gerais da SECULT, aponta para 11.459 acessos no período de janeiro até o dia 24 de junho, sendo 693 ao Museu dos Dinossauros – que ocupa o terceiro lugar geral –, 536 à cachoeira Vale Encantado e 463 para a cachoeira Marzola, em quinto e sétimo lugares, respectivamente. 

Uberaba faz parte do Circuito Turístico Rota do Triângulo e é uma das propostas brasileiras de Geoparque, com forte potencial, por seu patrimônio paleontológico, a sua riqueza cultural e histórica. O “Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes” é um macro projeto que visa potencializar e estruturar a vocação turística de Uberaba como a Capital mundial do Zebu, a Terra dos dinossauros do Brasil e uma cidade profundamente espiritual e cultural onde viveu Chico Xavier.

 “As tendências globais do turismo apontam que os viajantes consideram vitais as viagens sustentáveis e que a pandemia impulsionou a transição das rotas internacionais para as domésticas. Temos grandes motivos para comemorar, mas é necessário antes de tudo ter a compreensão de que é necessário oferecer uma infraestrutura adequada e garantir a permanência do turista em nosso destino”, afirma o titular da Sedec, secretário Rui Ramos.


O Museu dos Dinossauros, que integra o Complexo Científico e Cultural de Peirópolis, está fechado desde o ano passado para visitações presenciais – em razão da pandemia –, porém, adotou o modelo de visitas virtuais agendadas. 

A cachoeira do Marzola, de fácil acesso, também está localizada no bairro rural de Peirópolis, sendo muito procurada por turistas que visitam a região do Sítio Paleontológico. A queda d’água, de aproximadamente 3 metros, é de fácil acesso e bem próxima à comunidade.

Com área de aproximadamente 38ha e idealizada para a preservação ambiental, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) cachoeira Vale Encantado está distante 25 quilômetros de Uberaba. 

São mais de cinco nascentes no local, que também é servido por uma queda d’água de aproximadamente 15 metros, em meio à mata fechada, com águas claras e cristalinas, um convite ao banho.

“Os números apontados pelo Portal Minas Gerais da SECULT comprovam o potencial turístico de Uberaba e toda região, o que será fundamental na retomada econômica em meio à pandemia”, finaliza o secretário Rui Ramos.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar