WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

16/06/2021 - Governo Municipal e Legislativo tratam sobre empregabilidade feminina

Nesta terça-feira (15), o Governo Municipal, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, recebeu a vereadora Rochelle Gutierrez para tratar da empregabilidade das mulheres no mercado de trabalho.

No encontro estava presente o assessor jurídico parlamentar Guilherme Bento, a secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa de Souza, a superintendente de Micro e Pequenas Empresas, Eli Foscarini, a diretora de Desenvolvimento Empresarial, Márcia Bilibio e a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Anna Maia Jampaulo.

De acordo com Eli Foscarini, foi tratado na reunião sobre a importância de estabelecer ações para qualificar mulheres no mercado de trabalho. E ainda sobre a diferença salarial e a proporção de mulheres em relação aos homens nas empresas, que é menor. “Vamos unir forças para que esta realidade mude, e as mulheres tenham seu merecido espaço no mercado de trabalho”, disse a superintendente.

A vereadora Rochelle Gutierrez, por sua vez, pontuou que já enviou projeto para o Governo Municipal, a fim de incentivar a contratação de mulheres e promover ações, para fortalecer a empregabilidade feminina e diminuir a diferença salarial entre homens e mulheres em Uberaba, e assim, ter mais qualificação e emprego.

De acordo com dados do Sine Municipal Uberaba, apresentado no Fórum Municipal de Inserção da Mulher no Mercado de Trabalho Industrial “Elas na Indústria”, realizado em 2019, em Uberaba há um baixo índice de inserção feminina na indústria, 1,3%, para ocupações como operador de processo químico, petroquímico e afim, são seis mulheres para 431 homens. Para operador de empilhadeira, são cinco mulheres para 350 homens, índice de 1,4%.

Ainda de acordo com dados do Fórum, a remuneração média em Uberaba por sexo é R$ 2.484,00 para mulheres e R$ 2.840,00, para homens. Já quanto a microempreendedoras, as atividades econômicas em Uberaba com domínio do sexo feminino são: confecção de peças de vestuário (97%); comércio varejista de artigos do vestuário (77%); cabeleireiros (76%); e casas de festas e eventos (72%).

O Governo Municipal tem uma política voltada para a mulher empreendedora que passa por importantes transformações.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar