WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

15/06/2021 - Governo Municipal dialoga sobre patrimônio e turismo com procurador da República

Integrantes do Governo Municipal reuniram-se com o procurador do Ministério Público Federal de Uberaba, Thales Messias Pires Cardoso. O objetivo do encontro foi dialogar sobre o patrimônio e o turismo na cidade. A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou do encontro.

O primeiro assunto abordado na reunião foi a situação do aeroporto de Uberaba, que está em desconformidade com as regras aeroportuárias. O procurador informou que, ao longo dos três últimos anos, foi realizado um estudo técnico, econômico e ambiental referente à questão estrutural e faixa do fim de pista do aeroporto Mário de Almeida Franco.

Segundo Thales, com a privatização do aeroporto, a expectativa é de que a questão seja resolvida no prazo de até três anos, após a concessão. "Importante falarmos para que tanto o Ministério Público quanto os órgãos da Prefeitura acompanhem o processo de concessão de perto, para que o aeroporto de Uberaba, uma vez concedido, além de estar em todas as conformidades com as normas aeroportuárias, tenha uma operação maior que a de hoje para atender a comunidade, a economia local", enfatizou o procurador da República, Thales Messias.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, se inteirou sobre os prazos para a regularização das normas e enfatizou sobre a importância do aeroporto para o Município. "Estamos em uma cidade que é polo industrial, temos aqui grandes empresas, além disso estamos em uma localização privilegiada. Precisamos prospectar com foco nessa necessidade e, claro, pensando sempre em atender a demanda da nossa gente", explicou.

Outro assunto debatido durante o encontro foi o Museu de Chico Xavier. O procurador informou sobre o estudo com plano de ação para o inventário material e imaterial dos bens do médium mantido na casa em que Chico fazia os atendimentos à comunidade, a Casa da Prece. O trabalho contempla também o plano de proteção para garantir e assegurar as memórias materiais e imateriais, além de sinalizar e integrar na rota turística da cidade.

"Chico deixou um legado muito importante para a nossa cidade. Cuidar desses bens é preservar essa história que temos tanto orgulho", disse Elisa que explicou ao procurador que o Governo Municipal mantém contato com o filho de Chico Xavier, Eurípedes Higino, por meio da Fundação Cultural e está à disposição para contribuir com a preservação da memória.

O último ponto debatido foi a questão ferroviária e as estações do Município que possuem valor histórico. A intenção é que haja uma recuperação das estações para que estejam aptas a receber o público. "A Estação da Mogiana deve abarcar a Guarda Municipal e nós temos um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no Ministério Público Federal, que abrange a Estação da Palestina que tem um potencial turístico grande", explicou Thales.

A prefeita explicou que o Governo Municipal possui projetos para incentivar o turismo nessas áreas. Reforçou que o Executivo continuará as tratativas com o Ministério Público Federal e se colocou à disposição para contribuir com os projetos. Além da prefeita Elisa, participaram da reunião o presidente interino da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury; o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes; a procuradora-geral do Município, Fabiana Gomes Pinheiro e o assessor de Assuntos Regionais do Gabinete, Caio Presotto.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar