WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

02/06/2021 - Governo Municipal apresenta resultados de visita a Brasília

Durante cinco dias, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, se dedicou aos compromissos agendados com a equipe do Governo Federal, em Brasília. Entre ministros, senadores e equipe técnica, a líder do Executivo apresentou demandas estruturais que fazem parte do Plano de Governo e que vão beneficiar o Município.

ZPE
A primeira agenda foi no dia 28 de maio, segunda-feira, com o senador Antonio Anastasia. Durante o encontro, a prefeita apresentou informações sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Anel Rodoviário, Gasoduto e também o projeto que tem como objetivo a criação de um Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "O senador parabenizou o Governo pela escolha dos projetos estruturantes de gestão", contou a prefeita Elisa.

Samu Regional
Com o também senador Rodrigo Pacheco, Elisa apresentou o projeto da construção da sede do Samu Regional. A demanda veio por meio dos 27 municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo (Cistrisul). A prefeita é a presidente do Consórcio.

Paralímpico
A comitiva do Governo Municipal, formada pela prefeita Elisa, pela chefe de Gabinete, Miria Rezende, pela assessora Especial de Captação e Parcerias, Erika Cunha, e pelo deputado federal Zé Silva, também conversou com representantes da Associação do Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe). Na pauta, foram discutidos assuntos como incentivo ao esporte paralímpico e inclusão no mercado de trabalho.  

Meio Ambiente
No Ministério do Meio Ambiente, o encontro foi com a equipe técnica da gestão federal. Entre as pautas, estavam temas de aspectos ambientais e sociais que envolvem o saneamento de Uberaba e a necessidade de adequar a coleta seletiva do Município, além dos cuidados com o aterro sanitário. Também houve diálogo sobre o apoio à Cooperativa dos Recolhedores Autônomos de Resíduos Sólidos e Materiais Recicláveis de Uberaba (Cooperu). A equipe apresentou projetos estruturantes à comitiva de Uberaba. "É muito importante essa aproximação com o Ministério do Meio Ambiente porque a nossa cidade se encaminha para um projeto de recuperação das nascentes e foram debatidos esse tema e a importância dele", enfatizou Elisa, que contou ainda que teve acesso a informações sobre os editais que serão abertos, e que são importantes para o Município.

Habitação
Na sequência, Elisa foi recebida pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. Entre os pedidos, estava o de acolhimento do projeto que visa regularização fundiária urbana em Uberaba e demanda de construir mais 103 casas no bairro Residencial 2000. Segundo a prefeita, o Governo Federal, por meio do ministro Marinho, apontou algumas soluções e colocou a equipe à disposição para construir ações e sanar o déficit habitacional em Uberaba. Em um encontro produtivo, foram citados novos projetos, com novas tecnologias e viés sustentável.  

Gasoduto
No Ministério de Minas e Energia, a comitiva foi recebida pelo Almirante de Esquadra Bento Albuquerque para falar sobre o gasoduto. O projeto estrutural oferece desenvolvimento a todo o País. Durante a reunião, o ministro revelou que, apesar de antiga a discussão, o momento é propício e favorável para a construção do trecho do Gasoduto de São Carlos, passando por Uberaba até Goiás. Elisa explicou que o marco regulatório oferece a garantia jurídica aos investidores. O Plano Nacional de Fertilizantes e a nova lei do gás é atrativo de demanda real que vai viabilizar a construção do novo trecho do gasoduto.

"O município de Uberaba, em parceria com o Ministério de Minas e Energia, o governo do Estado de Minas estarão juntos nesse projeto de implantação do gasoduto que será estruturante para o País, em especial para o Centro-Oeste, na demanda de consumo de biodiesel que, apesar do imenso potencial, chega a importar 25% do consumo da Bolívia", revelou a líder do Executivo.

Vacinas e testes
No Ministério da Saúde, Elisa demandou à equipe técnica, mais doses de vacinas aos profissionais de saúde que ainda não foram imunizados. Além disso, Elisa solicitou a aceleração da vacinação dos motoristas de transporte público e rodoviário, e também dos profissionais que fazem o tratamento de esgoto da cidade. "Fomos a título de sensibilizá-los e acredito que nos próximos dias teremos retorno, eles acolheram a demanda, vão avaliar e nos responder", explicou.

Junto ao Ministério da Saúde, Elisa solicitou testes para detecção da Covid-19. Na ocasião, foi informado sobre o programa de testagem em massa que será desenvolvido pelo Governo Federal. "O programa estará em consonância com a ação que nós estamos fazendo aqui no Município, e isso foi muito importante, pois, além de receber os testes, também vamos receber orientações sobre o plano de testagem", enfatizou.

Acolhimento
A última agenda, no dia 29 de maio, sexta-feira, foi no gabinete da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. Ao lado da equipe técnica de Inclusão, Acolhimento de Crianças e Adolescentes e Igualdade Racial, Elisa apresentou projetos sociais e recebeu o pedido de apoio na região do Triângulo Sul para ações de combate à exploração sexual infantil. A ministra apresentou dados sobre a situação no País e falou sobre a importância da inserção de Uberaba no projeto.

Ao lado da ministra, Elisa conversou com a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Priscilla Roberta Gaspar de Oliveira. A prefeita protocolou o pedido de apoio à criação de espaço que visa oferecer cuidados a mães e à família de crianças com necessidades especiais. "Esse projeto é para cuidar de quem cuida, aquelas mães que se dedicam às crianças especiais e também precisam de acolhimento", revelou Elisa, que contou ainda que o projeto foi acolhido pela ministra e pela equipe com entusiasmo e a promessa de breve retorno sobre a possibilidade da execução em parceria com o Governo Federal.

Reforço
Com o assessor Especial de Assuntos Federativos, Erik Moura, foi reforçada a importância das propostas apresentadas e solicitado o apoio e atenção aos projetos protocolados pelo Município durante a viagem.  

"Fizemos bons contatos. O apoio e parceria do deputado Zé Silva foi fundamental para que obtivéssemos sucesso nos encontros. Nossa comitiva conheceu toda a área técnica de todos os ministérios, secretarias, com o objetivo de avançar esses pleitos", finalizou Elisa.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar