WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

19/05/2021 - Feti e SDS realizam ações em alusão ao “Maio Amarelo”

A ação foi realizada pela equipe da Educação de Trânsito da Secretaria de Defesa Social (SDS) e pela Feti que orientaram motoristas e pedestres que passaram pela rua Major Eustáquio - onde está instalada a fundação de ensino - a importância de um trânsito mais seguro

A equipe da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” e a Secretaria de Defesa Social, por meio do Departamento de Trânsito, realizaram blitz educativa na porta da fundação na tentativa de conscientizar motoristas e pedestres sobre a necessidade de se ter um trânsito mais humanizado. A ação contou com a participação de aprendizes que atuam na Feti; da Guarda Municipal e de educadores de trânsito. A ação é alusiva à campanha anual do Maio Amarelo, que tem como tema “Respeito e Responsabilidade: Pratique no Trânsito”.

Devido à pandemia, foram tomadas todas as medidas de segurança contra a Covid-19, entre elas o distanciamento. Mesmo assim, foi possível orientar os motoristas que passaram pela porta da Feti sobre a importância do uso do cinto de segurança, não uso do telefone celular enquanto dirigem, respeito ao pedestre, controle da velocidade respeitando as placas de trânsito nos perímetros urbano e rural e, no caso dos motociclistas, a importância do uso de viseira abaixada. Na oportunidade, foi informado aos motoristas a respeito da instalação da travessia elevada (faixa de pedestre) bem na porta da fundação de ensino, que fica na rua Major Eustáquio, 790, no bairro São Benedito, considerada uma das vias de maior fluxo de veículos na região central.

Na Feti, os alunos foram conduzidos pela chefe do Departamento de Captação de Recursos, Cássia Silva. Segundo ela, as ações realizadas durante o mês de maio (Maio Amarelo), sempre fizeram parte do calendário de atividades dos jovens. “Entendemos que eles, por serem jovens, devem ser preparados para serem futuros motoristas também, além de futuros funcionários, colaboradores, empreendedores das empresas. Essa parte de educação no trânsito é muito importante para a conscientização deles.

Além do mais, os jovens aprendizes desempenham importante papel junto à comunidade em que moram. Muitas vezes, tudo o que eles aprendem aqui na Feti são orientados a repassar aos seus vizinhos, que por sua vez réplica à comunidade como um todo, o que os tornam agentes sensibilizadores de todas as atividades importantes para a sociedade”. Ainda segundo Cássia, “a parceria com o pessoal da Secretaria de Defesa Social, através do Departamento de Trânsito, é totalmente relevante. Eles trazem técnica e os meninos trazem a sua energia, o seu jeito descontraído de falar, que podem ser usados com uma ferramenta de sensibilização para todo o mundo”, destacou.
Ao longo do mês, a equipe da Educação de Trânsito permanecerá orientando ainda mais os pedestres e motoristas sobre a importância da conscientização de um trânsito mais seguro.

“A Seção de Educação no Trânsito vem fazendo esse trabalho no decorrer do ano com as ações pontuais. Devido à pandemia, estamos evitando contatos físicos, mas a conscientização é necessária. Estamos todos unidos para tentar reduzir os índices de acidente no trânsito”, ressaltou o chefe da Seção de Educação no Trânsito da SDS, Fabiano Henrique de Sene.

De acordo com dados repassados por Sene, as multas mais aplicadas são a falta de cinto de segurança, viseira levantada (motociclista), uso de celular enquanto dirige e o avanço de sinal. Nesses casos, a multa pode variar entre R$130,00 a R$293,47 (gravíssima) e até 7 pontos na carteira.

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar