WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

12/05/2021 - Governo Municipal reúne-se com representantes dos setores produtivos para dialogar sobre plano de testagem

Mais de 100 representantes de diversos segmentos produtivos de Uberaba participaram de reuniões virtuais com a prefeita Elisa Araújo para conhecer o Plano de Testagem, que será publicado no Porta-Voz desta quarta-feira (12). O objetivo é intensificar a testagem no Município para identificar os casos, incluindo os assintomáticos, com apoio dos setores.

A primeira foi realizada com representantes das instituições da Sociedade Civil Organizada. Na sequência, Elisa conversou com líderes das indústrias que fazem parte do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg Regional Vale do Rio Grande).

Elisa também falou com representantes dos segmentos de autoescola, feiras livres e de artesanato, academias, bares, escolas particulares, taxistas e motoristas de aplicativo, barbearias e salões de beleza, associações lotéricas, supermercados e líderes religiosos de templos espíritas, de matrizes africanas e evangélicos.

Durante as reuniões, a prefeita falou sobre as ações regionais, estruturais, de monitoramento e prevenção. O Plano de Testagem será desenvolvido em parceria com os segmentos e tem como objetivo identificar os pacientes sintomáticos e assintomáticos.

A ideia é que, a cada 15 dias, os setores façam testagem em massa com os funcionários ou quando houver algum caso positivo. A empresa também notificará a Secretaria Municipal de Saúde, além de apresentar o plano de contingência adotado pelo estabelecimento.

Para agregar com a iniciativa privada, o Governo vai intensificar e realizar a testagem em massa nos bairros com maior incidência de casos positivos. Segundo dados do Mapa de Calor produzido na cidade, os bairros Boa Vista e Abadia apresentam maior índice de contaminados.  

"A única forma de identificar a pessoa contaminada é fazendo o teste. Pode acontecer da pessoa não ter nenhum sintoma da doença e continuar circulando na cidade, levando o vírus para outras pessoas, sem saber. Quando a pessoa é positivada é importante que ela procure o atendimento médico presencial ou por meio da telemedicina e fique isolada", explicou a prefeita Elisa.  

Dados do Observatório Covid apontam que, em Uberaba, a cada 100 pessoas testadas, 43 estão positivas para o coronavírus. As testagens serão importantes para identificar o número de casos na cidade e regulamentar as ações do Decreto Municipal de acordo com a taxa de contaminados.  

Para atender à demanda do Plano de Testagem, o Governo Municipal fez a compra de 20 mil testes de Covid-19. "Além deste pedido, que deve chegar nos próximos dias, já solicitamos mais 40 mil unidades para realizar a testagem em massa da nossa comunidade", enfatizou Elisa.

Participaram das reuniões a secretária de Governo, Indiara Ferreira e o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Alexandre Marcelo Costa de Oliveira. O Legislativo integrou as reuniões por meio da participação dos vereadores Anderson Dois Irmãos, Caio Godoi, Celso Neto, Diego Fabiano, Eloísio Santos, Fernando Mendes, Paulo César - China, Rochelle Gutierrez Bazaga, Samuel Pereira, Tulio Micheli e o representante do vereador Varciel, o chefe de Gabinete, Ciro Chaban.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar