WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

11/05/2021 - Desenvolvimento Econômico participa do Business Fórum Itália - Minas Gerais

Nesta terça-feira (11), o Governo Municipal, representado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, participou do evento virtual, Business Fórum Itália - Minas Gerais, que visa apresentar as potencialidades de negócios entre a Itália e Minas Gerais, bem como abordar os principais setores do comércio e esferas estratégicas para o desenvolvimento econômico.

De acordo com Rui Ramos, Uberaba foi convidada a participar em decorrência de uma videoconferência anterior ao evento, onde ele expôs a respeito da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba para a representante da embaixada e consulado italiano.

“Por meio de uma videoconferência, coloquei todas as informações a respeito da nossa ZPE e, a partir de então, veio o convite para a participação do evento de hoje, para identificar as potencialidades desse intercâmbio entre Minas e Itália. Foi muito produtivo, e os contatos continuam, pois o evento vai até o dia 13 de maio e o objetivo é mostrar o potencial da nossa ZPE e, assim, atrair novos investimentos para Minas Gerais e Uberaba”, afirmou Ramos.

Dados do Governo Estadual dizem que no primeiro trimestre de 2021, Minas Gerais exportou o valor de U$S 194 milhões para a Itália, aumento de 24,6% em relação ao mesmo período de 2020, sendo o principal estado brasileiro a exportar para o referido país. Atualmente, há 27 projetos de investimentos de empresas italianas no estado. São mais de R$ 11 bilhões em negócios e mais de oito mil empregos gerados.

O encontro virtual foi promovido por iniciativa do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional e Governo de Minas Gerais, e organizado conjuntamente pelo Consulado da Itália de Belo Horizonte, Italian Trade Agency, Confindustria, Câmera de Comércio Ítalo-brasileira de Minas Gerais, em colaboração com as autoridades locais e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Participaram da abertura, o embaixador da Itália em Brasília, Francesco Azzarello, o subsecretário de Estado do Ministério italiano das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Manlio Di Stefano, o presidente da Italian Trade Agency, Carlo Ferro, a vice-presidente para Internacionalização da Confindustria, Barbara Beltrame Giacomello, o presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Flavio Roscoe, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais e vice-presidente da Câmara de Comércio italiana em MG, Agostinho Patrus, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, o presidente da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais (Indi), Thiago Toscano, o CEO da BH Airport, Kleber Meira e o presidente da Câmera de Comércio italiana em Minas Gerais, Valentino Rizzioli.

O Business Fórum Itália - Minas Gerais prevê, também, encontros de negócios, entre empresas italianas e mineiras, na modalidade virtual, nos dias 12 e 13 de maio, por meio da plataforma Fiera Smart 365. Mais informações pelo link https://italiaminas.eventidigitali.ice.it/pt.

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar