WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

14/04/2021 - Governo Municipal recebe proposta para parceria em projetos educacionais e de inovação da UFTM

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, recebeu integrantes da reitoria da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) para conhecer propostas de projetos voltados para Educação, Inovação e Tecnologia. A apresentação ficou por conta do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlo Oliveira, e da coordenadora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, Lislei Jorge Patrizzi.

O primeiro projeto apresentado foi a parceria na construção de duas "Sala Inteligente" para melhorar a experiência das turmas compostas por alunos que são também professores da rede municipal de ensino de pós-graduação e mestrado da UFTM. As turmas são compostas por professores da rede municipal de ensino. A ideia é trazer para o universo da Educação, mais agilidade e equipamentos tecnológicos para compor as aulas. A sugestão da reitoria é que o Governo Municipal integre o projeto na compra dos equipamentos para a sala.

O segundo é a produção de vídeos e materiais para apresentar os principais pontos turísticos e culturais da cidade. A ideia é que as produções apresentem um tour virtual com informações e dados históricos para que as pessoas possam navegar pelo espaço por meio de computadores ou smartphones. Para realizar o projeto é necessária a profissionalização da captação com equipamentos de alta qualidade com câmeras, drones e ilha de edição.

Na sequência, foi apresentado o projeto que traz a inserção das empresas Júnior da UFTM como prestadoras de serviço do Governo Municipal. Empresa Júnior é a nominação da organização sem fins lucrativos, formada e gerida por estudantes universitários voluntários de diversos cursos que buscam colocar em prática os conhecimentos adquiridos em salas de aula por meio da vivência empresarial e da realização de projetos reais. Todo o dinheiro arrecadado com o trabalho é investido na própria empresa e na capacitação dos membros.

A construção de laboratório fitoterápico na UFTM também é um projeto a ser desenvolvido. Segundo Carlo, o apoio do Governo Municipal viria na distribuição dos remédios fitoterápicos por meio das Unidades Básicas de Saúde. Ele enfatizou que a ideia não é fazer a substituição dos fármacos, mas ter a opção disponível para os pacientes que optam por tratamentos fitoterápicos.

Outro projeto é o "Programa Bases da Vida", plataforma de apoio a alunos com a promoção de cursinhos pré-vestibular on-line e reforço do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), gratuitamente. O objetivo é preparar os alunos de baixa renda para a inserção na Universidade Federal. Além disso, o programa oferece base de dados disponível para que os alunos do Ensino Médio possam estudar e reforçar o aprendizado recebido durante as aulas, conforme a grade de ensino seguida pelas escolas.

 "É muito importante essa aproximação do governo com a universidade. Consideramos todos os projetos apresentados muito interessantes e vamos estudar a melhor forma de integrar, junto com a Secretaria de Educação e a Secretaria de  Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação", enfatizou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.

Participaram também da reunião, a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon; a diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inês de Martino Prata; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos; a diretora da Diretoria de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio e o gerente do Parque Tecnológico, Paulo Fernando Rocha Ventura.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar