WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

01/04/2021 - Projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier é apresentado a prefeita na véspera do aniversário do médium

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou nesta quinta-feira (1º) da apresentação do projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier. A reunião precedeu o aniversário de 111 anos do médium, que nasceu no dia 2 de abril de 1910. O intuito foi conhecer o planejamento arquitetônico e museográfico feito pela Expomus, empresa ganhadora da licitação para adequações do local.

Em 2020, o governo federal autorizou Uberaba a captar R$ 3 milhões a partir da Lei Rouanet, por meio do mecanismo de renúncia fiscal. A próxima etapa é a captação de recursos e patrocínios de empresas privadas para a concretização das ações propostas.

O projeto de revitalização do Memorial Chico Xavier foi capturar os valores humanos universais que permearam a história de Chico Xavier, pautados na delicadeza e na força da trajetória do médium. Composto por uma sequência de espaços físicos que costuram a vida e o exemplo da conduta de Chico, marcada pelo diálogo, solidariedade, respeito e amor ao próximo. A prefeita sensibilizou-se com a apresentação e conversou sobre a inserção, no projeto, da Mata do Carrinho, que faz parte do complexo turístico.

Quanto às próximas etapas de trabalho, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, ressaltou a importância do patrocínio do setor privado no atual cenário. "A pandemia também influencia nessa parceria com as marcas. As empresas que estiverem atreladas a um projeto como esse vão estar mostrando sua responsabilidade com o emocional das pessoas durante tempos tão difíceis."

O encontro virtual foi mediado pelo diretor do Memorial, Carlos Vitor Silveira, e contou com a presença da fundadora e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, e da coordenadora do Núcleo de Museologia da empresa, Julia Picchioni. Maria Ignez reforçou a magnitude do projeto e a projeção positiva que a revitalização do Memorial traz para o turismo em Uberaba. “Estamos aglutinando todas as potências que o Chico traz, pensando em novas soluções e novos horizontes, principalmente para a captação de recursos.”

Também participaram da reunião, a secretária de Comunicação, Celi Camargo, a equipe de comunicadores da PMU, o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facury, a equipe técnica e administrativa da FCU e a assessora Especial de Captação e Parcerias, Erika Cunha. O grupo alinhou os próximos passos do trabalho, com as estratégias de comunicação para captação de recursos e campanhas para divulgação do projeto. 

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar