WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

19/03/2021 - Prefeita reúne-se com Diretoria do SSPMU para retorno de demandas

Oito solicitações foram atendidas pelo Executivo

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, reuniu-se com a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (SSPMU), nesta sexta-feira (19), para trazer o retorno das reivindicações repassadas ao Executivo. O secretário de Administração, Beethoven Oliveira, e o assessor de Assuntos Regionais do Gabinete, Caio Presotto, apresentaram as respostas das demandas.

A primeira demanda atendida pelo Governo Municipal foi a antecipação do pagamento do salário do servidor para o último dia útil do mês, e a liberação do vale-refeição antes do dia 15. "Nossa meta é que o pagamento seja realizado, no máximo, até o primeiro dia útil", enfatizou Elisa.

Na sequência, dialogaram sobre a vacinação dos servidores. Segundo os gestores, existe um cronograma que segue o Plano Nacional de Imunização. A demanda foi apresentada ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 que vai analisar o enquadramento dos servidores, assim que possível. A prefeita destacou que, conforme a orientação federal, os servidores da Educação estão entre os grupos prioritários para receber as doses.

Foram abordadas também questões sobre a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os servidores. O grupo afirmou que a licitação para a compra dos suprimentos está em andamento, como prioridade. A prefeita aproveitou para informar que esteve no Horto Municipal e que, junto com a equipe técnica, vai trabalhar para melhorar a estrutura dos servidores. "A situação lá é muito ruim, deixamos máscaras para os servidores que atuam no setor e vamos iniciar um estudo para oferecer melhor condição, novos materiais de trabalho como luvas e botas, e também investir na questão estrutural, como os banheiros", afirmou.

Foi informado ao sindicato o restabelecimento do Ambulatório do Servidor. O espaço exclusivo para o colaborador municipal oferece atendimentos de urgência. Funciona no Centro Administrativo Ataliba Guaritá Neto, das 12h às 18h.

O grupo aproveitou para discutir sobre a Casa do Servidor. O secretário de Administração anunciou que estão estudando a possibilidade de nova instalação com mais estrutura para receber o funcionário municipal.

Com o objetivo de valorização do servidor, proposto pelo Executivo, Beethoven informou que, na atual gestão, 51% dos servidores efetivos estão ocupando cargos comissionados e 49% são apenas concursados. No governo anterior, apenas 30% dos servidores efetivos estavam em cargos comissionados. "Nossos índices não são mais elevados por questão da verba disponível", explicou o secretário.

A prefeita afirmou que o objetivo é deixar o legado de máquina enxuta, oferecer uma gestão eficiente e de reconhecimento do servidor. Nessa questão está o Plano de Demissão Voluntária, em parceria com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba, que vai preparar os funcionários para que possam se aposentar com planejamento.

Outro ponto abordado foi o estudo realizado para a revisão do Plano de Carreira e Reestruturação Administrativa. "Quando investimos mais no servidor, ele trabalha melhor, mais feliz, satisfeito, produzindo mais", afirmou Elisa.

O Governo Municipal também está realizando a análise para a redução de carga horária para mães com filhos especiais. "Esse estudo vai nos possibilitar o suporte para essas mães, sem atrapalhar o andamento do serviço. Sendo possível, vamos implementar", enfatizou a prefeita.

O sindicato se colocou à disposição oferecendo o espaço disponível na sede para atendimento às mães e crianças, em ações realizadas pelo Governo Municipal.

O Executivo ainda se posicionou sobre o pagamento das férias atrasadas de mais de três mil servidores. "Estamos estruturando, junto à Secretaria da Fazenda, para que a gente consiga fazer esse pagamento em três parcelas", afirmou Beethoven.

A Diretoria do Sindicato questionou ainda sobre a reposição salarial, correção do valor disponível ao servidor no ticket alimentação e progressões e promoções dos servidores.

"Vamos nos empenhar na revisão dos salários, mas com foco em 2022, já que estamos trabalhando com o orçamento definido pela antiga gestão, que não previu o ajuste salarial. Precisamos honrar os pagamentos dos servidores e realizá-los em dia. Estamos vivendo um cenário sensível de pandemia e precisamos trabalhar com a queda de arrecadação do Município, por isso, precisamos da compreensão. Tenho certeza que, juntos, vamos avançar muito nessa relação Sindicato e Prefeitura", afirmou a prefeita.

Os representantes do Sindicato informaram que repassarão as informações aos servidores. "Reconhecemos os ganhos, graças aos esforços. Todas as demais solicitações foram atendidas. Entendemos o impacto da pandemia, fechamentos, as dificuldades, o cenário nacional, estadual, municipal, a gente percebe. Vamos levar para a categoria e vamos ver. Esperamos que eles consigam entender", disse o 1º vice-presidente, Luiz Sérgio Carvalho.  

Também participaram da reunião a secretária de Educação, Sidnéia Zafalon; a subsecretária de Educação, Cristiana Borges Magalhães Gomes de Oliveira; o presidente do SSPMU, Martinho Pereira, e a advogada, assessora jurídica do sindicato, Leide Léa Rodrigues da Cunha Pádua.

 

Jorn. Rona Abdalla

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar