WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/03/2021 - Grupos de Trabalho do Projeto Geopark Uberaba reúnem-se por videoconferência

Nesta quinta-feira (18), por meio de videoconferência, aconteceu reunião com representantes dos Grupos de Trabalho (GTs) do Projeto Geopark Uberaba. Participaram dos GTs, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), instituições de ensino públicas e privadas, secretarias municipais, geólogos, historiadores e turismólogos.

De acordo com a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, após consultoria realizada pela geóloga e mestra em Patrimônio Geológico e Geoconservação, Flávia Fernanda Lima, em 2020, foi elaborado um plano de ação e a criação de 8 grupos de trabalho. A finalidade foi construir ações que contribuirão para o fortalecimento do projeto e avançar para a próxima fase de aspirante geoparque e, posteriormente, receber o reconhecimento da Unesco.

O projeto Geopark Uberaba busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da Unesco, afim de tornar-se Patrimônio Natural da Humanidade. Em todo o mundo existem 161 Geoparks, em 44 países. No Brasil, apenas o Geoparque Araripe, no interior do estado do Ceará, obteve esse título.

“Nesta reunião foi apresentado o avanço das ações de cada grupo. Falamos sobre preservação ambiental, geoeducação, dentre outros assuntos que resultarão em atividades importantes para o Município, visando ao fortalecimento do turismo local e, consequentemente, gerando emprego, renda, maiores oportunidades e, claro, a chancela da Unesco”, disse Maria Aparecida Basílio.

Os Grupos de Trabalho (GTs) para os próximos 2 anos são: GT Gestão; GT Patrimônio Cultural; GT Patrimônio Natural; GT Educação Ambiental; GT Geoturismo; GT Desenvolvimento Econômico Sustentável; GT Comunicação; GT Geologia e Geoconservação.

 

Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar