WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

05/03/2021 - Sociedade Civil Organizada se compromete a ajudar no combate à Covid-19

Vinte e três representantes da Sociedade Civil Organizada (SCO) participaram da reunião on-line convocada pela Prefeitura Municipal de Uberaba. Presidida pela prefeita Elisa Araújo, a reunião, realizada na manhã desta sexta-feira, teve como objetivo buscar a cooperação dos participantes nas ações municipais de combate à Covid 19. Os participantes, por meio do presidente  da Adesg,

Antônio José Bessa Ferreira, elogiaram a decisão da prefeita de chamar à responsabilidade toda a sociedade neste momento difícil em que a pandemia atinge o pior índice desde março do ano passado quando foi deflagrada.

Após ouvirem o relato da prefeita sobre o panorama da Covid, que obrigou a desocupação dos leitos de enfermaria do Mário Palmério Hospital Universitário, os participantes apresentaram sugestões para conter o avanço da doença. O presidente da OAB Seccional de Uberaba, Eduardo Azank, sugeriu que a Procuradoria-Geral do Município, o Ministério Público e a empresa responsável pelo transporte público urbano firmem um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) permitindo a utilização de vans para desafogar o transporte coletivo. A prefeita Elisa endossou a sugestão.

Quanto ao transporte público foi sugerido também estipular horários para vigorar o passe livre para os idosos, a fim de contê-los mais em casa. A proposta será analisada pelo Município. Já para reforçar as equipes de saúde, foi sugerida a contratação de acadêmicos do curso de enfermagem e, para este caso, a prefeita informou que providências nesse sentido já estão sendo tomadas.  

A adoção do toque de recolher pelo Município também foi sugerida e a prefeita acenou positivamente para que esta medida entre na próxima revisão do decreto em vigor.  A formação de equipes de voluntários para ajudar na fiscalização também foi um serviço oferecido pela SCO ao Município, que aceitou prontamente diante da necessidade evidente de reforçar o setor. Para isto, a SCO iniciará as tratativas com o secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes.

Colab – A SCO colocou à disposição do Município a ferramenta digital Colab que permitirá a sistematização de dados referentes à Covid-19.  Na próxima semana, a ferramenta poderá ser apresentada ao Comitê de Enfrentamento à Covid 19 e deverá ser adotada, o que facilitará ao setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde  a gestão dos dados da doença no Município e região.

A SCO se comprometeu também a reforçar divulgação publicitária de mensagens de conscientização sobre a prevenção da doença. Uma equipe especial trabalhará na capacitação dos profissionais que estão nas UPAs e UBS para que possam sensibilizar mais a população sobre os riscos da Covid. Esta proposta se faz necessária para evitar a “percepção cruzada”, ou seja, quando a população, devido ao longo tempo da pandemia, perde o medo e não enxerga a doença com a mesma gravidade do início.

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar