WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

03/03/2021 - Prefeita recebe especialistas para dialogar sobre fluxo de atendimento de cirurgias cardiológicas em crianças

A prefeita Elisa Araújo iniciou a agenda desta quarta-feira (3), em reunião com médicos e com a Corporação do 8° Batalhão de Bombeiros Militares de Minas Gerais para dialogar sobre a saúde no município. Entre os assuntos abordados, o alinhamento do fluxo de atendimento e cirurgias às crianças com problemas cardiológicos em Uberaba e região.

Durante o encontro, o grupo falou sobre a estruturação e também um possível acordo com a cidade de Passos, localizada a 244 quilômetros de Uberaba, que é referência no atendimento a crianças cardiopatas. “Ainda não há uma formalização dessa pactuação, mas vamos buscar fazer isso o mais breve possível para que a gente tenha mais agilidade no atendimento das nossas crianças”, enfatizou Elisa.

A médica cardiologista pediátrica da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Mariana Camaro, participou da reunião e explicou que em Minas Gerais há apenas três centros de atendimento às crianças com problemas cardiológicos. “Temos em Belo Horizonte, Uberlândia e em Passos - que já temos um bom relacionamento. A prefeita nos recebeu com muita boa vontade e se propôs a ajudar nessa questão para acelerar a lista de espera que hoje tem em torno de 10 crianças aguardando cirurgia cardíaca”, afirmou Mariana.

Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) apontam que, anualmente, no Brasil, mais de 29 mil crianças precisam de intervenção cirúrgica para sobreviver e a doença acomete de oito a dez crianças em cada mil nascidos vivos. 

Foram abordados outros temas como o transporte e a regulação de pacientes para outras cidades. Elisa lembrou sobre a disponibilidade do transporte aéreo que, atualmente, é operado pelo Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul (Cistrisul) e pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. “Esse é um serviço muito eficiente, ágil e que pode salvar vidas”, concluiu Elisa.

Participaram também da reunião a chefe de Gabinete, Míria Rezende, o comandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Anderson Passos; o subcomandante do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, Josias Soares; o comandante da 4ª Companhia Especial de Operações Aéreas (4ª Ceoa), José Vital; o cabo Pablo Guevara de Oliveira e o médico Responsável Técnico das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e do Parque do Mirante, Márcio Dias Ribeiro.

 

Jorn. Rona Abdalla

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar