WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

03/03/2021 - Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes tem exposição com réplica de dinossauro

Em comemoração ao aniversário da cidade, a Prefeitura de Uberaba, em parceria com o Shopping Uberaba, Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) lançaram em videoconferência, nesta quarta-feira (3), a exposição “Projeto Geopark Uberaba - Terra de Gigantes”.

Durante a reunião virtual, a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, destacou o momento da pandemia que não permite fazer um lançamento presencial, mas pontuou que a gestão está se preparando para estruturar o turismo da cidade para o pós-pandemia.

“Que Uberaba seja uma referência no turismo, assim como toda a nossa região, pois quando pensamos regionalmente pensamos mais. Se toda uma região estiver em unidade, conseguiremos mostrar o valor e o potencial do Projeto Geopark Uberaba”, frisou.

A prefeita agradeceu a todos os parceiros no projeto e, principalmente, ao paleoartista Rodolfo Nogueira. “Temos que valorizar nossos artistas. Contem com o governo municipal, pois estamos construindo uma nova história em Uberaba.”

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, falou da importância do Projeto Geopark Uberaba, visto o trabalho e empenho dos parceiros que se preparam para atender aos requisitos da Unesco e, assim, tornar o Geopark Uberaba reconhecido mundialmente. “É fundamental o envolvimento da comunidade e dos gestores e a colaboração dos empreendedores locais para a conservação, educação, desenvolvimento sustentável e conscientização do projeto, pois ele foi feito de pessoas e para as pessoas.”

A exposição começa hoje (3) e segue até 18 de março no Shopping Uberaba. Vale destacar que a exposição seguirá ao cumprimento das normas sanitárias e gerais de biossegurança publicadas no decreto vigente de enfrentamento à Covid-19 para o setor de Shopping Center.

O geólogo do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CCCP-UFTM), Luiz Carlos Borges Ribeiro, durante a reunião, mostrou as peças expostas, assim como os totens que compõem a mostra. Participaram também, o reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, Luiz Fernando Rezende dos Santos Anjo, representando o Sebrae Minas, Marcius Mendes; o Museu do Zebu – ABCZ, Thiago Ricciopo, e também Rodolfo Nogueira e outros integrantes do Projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

A Exposição. A mostra acontece por meio de totens, na Praça de Eventos do shopping. O público já pode conhecer sobre o Geossítio Peirópolis, Geossítio Santa Rita, Sítio Histórico e Cultural ABCZ e Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier, além de outros pontos turísticos. A ABCZ e o Museu do Zebu estão presentes com peças contando a história da saga do Zebu, e ainda o Memorial Chico Xavier apresenta peças do seu acervo do médium Chico Xavier.

Rodolfo Nogueira, paleoartista uberabense, faz exposição de uma réplica de dinossauro. “O que estamos apresentando é uma das estátuas do Projeto Geopark Uberaba que vai, depois, para o Geossítio Santa Rita. É um filhote de um dinossauro carnívoro de Uberaba, chamado Abelissauro.

Da parte do Memorial Chico Xavier tem expostos os principais instrumentos de trabalho do médium: um lápis acompanhado por uma folha em branco timbrada, ambos da época em que trabalhou na Comunhão Espírita Cristã, primeiro Centro Espírita por ele fundado em Uberaba no ano de 1959. “Também apresentamos sua máquina de escrever. Por meios desses três simples instrumentos, Chico Xavier dedicou toda sua vida a ajudar pessoas, seja assistencialmente ou espiritualmente com o apoio das palavras, deixando como legado os valores universais de amor, diálogo e solidariedade”, contou Carlos Vitor Silveira, chefe de Museus da Fundação Cultural de Uberaba.

O Projeto Geopark Uberaba é representado pelas instituições Prefeitura Municipal de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

 

Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar