WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Prefeita

09/02/2021 - Prefeitura reformula comitê e apresenta nova composição

Durante coletiva de imprensa, nesta terça-feira (9), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, apresentou o novo Comitê Técnico-Científico de Enfrentamento à Covid-19. A nova composição é dividida em eixos, sendo eles: estratégico, científico, suporte técnico e operacional.

O estratégico é formado pela prefeita e pelo vice, Moacyr Lopes. O científico é composto pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Sétimo Bóscolo Neto; pela secretária-adjunta de Saúde, Dra. Fabiana Prado; pela infectologista, Dra. Danielle Borges; pela doutora em matemática da UFTM; Michelle Maldonado; e pelo diretor técnico do Hospital Regional, Dr. Diego Amad. O eixo científico também contará com mais um médico do Hospital Regional.

Já o eixo suporte técnico é formado pela diretora da Atenção Básica, Sandra Pimenta; pela diretora da Vigilância em Saúde, Ana Paula Ribeiro; pela diretora de Auditoria e Regulação, Cristina Strama.

E o operacional pela procuradora-geral do Município, Fabiana Gomes; pela secretária de Governo, Indiara Ferreira; pelo secretário de Defesa Social, Glorivan Bernardes; pelo representante do Conselho Municipal de Segurança, Alexandre de Marcelo; e pela secretária de Comunicação, Celi Camargo.

Dados - Ainda durante coletiva, a doutora em matemática demonstrou que Uberaba está em uma curva exponencial da doença, ou seja, na chamada segunda onda em crescimento. Maldonado esclareceu que, para buscar informações mais seguras, trabalha com a média móvel em vez de dados diários, o que minimiza possíveis interferências. Assim, observa-se a média móvel de 14 dias atrás.

Ao observar esse período, é possível entender se há estabilidade, alta ou queda.  “O que temos observado é que nos últimos dias houve aumento no número de pessoas que estão positivas e podem transmitir a doença. Nosso R — que é a taxa de transmissibilidade, hoje, é de 1,27. Ou seja, a cada 100 pessoas contaminadas, uma transmite para outras 127”, disse.

Segundo a matemática, não existe índice isolado para medir a situação da Covid na cidade, mas, sim, vários dados e indicadores que devem ser observados para embasar as medidas a serem adotadas no Município. “E todos eles, hoje, nos mostram que estamos em uma fase de alta”, finalizou.

Novo decreto - Também será publicado, hoje (9), o novo decreto com medidas mais restritivas. A partir de agora, deve-se observar uma pessoa a cada quatro metros em ambientes abertos, uma pessoa a cada 10 metros em ambiente fechado e distância de dois metros entre as pessoas, com demarcação removível no piso. Aos servidores públicos será permitido o teletrabalho, quando possível, em regime de revezamento, em conformidade com a Instrução Normativa da Secretaria da Administração, que será publicada.

Shoppings, lojas comerciais, bares, restaurantes e outros similares trabalharão de segunda a sexta, e no sábado e domingo estarão fechados. Supermercados, açougues, padarias, varejão e similares trabalharão de segunda a sexta, das 7h às 21h e sábado e domingo, das 7h às 18h.

Outras categorias de serviços e comércio estão especificadas no decreto com dias e horários de funcionamento. O decreto será publicado no Porta-voz do Município. As medidas contidas no novo decreto passam a valer a partir de amanhã. A campanha produzida pela Secretaria Especial de Comunicação também foi apresentada e disponibilizada para conhecimento público.

 

Jorn. Keila Riceto

 
 
 

Outras Notícias: Prefeita



Voltar