WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

02/02/2021 - Embaixadora da Zâmbia visita Uberaba para estreitar potenciais investimentos

A embaixadora no Brasil da República da Zâmbia, Alfreda Kansembe Mwamba, esteve nesta terça-feira (2), em visita à Prefeitura de Uberaba. Ela foi recebida pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, e estava acompanhada da primeira-secretária de Imprensa e Relações Públicas, Grace Makowane, e da primeira-secretária de Comércio e Economia Mwenya Chisheta Imukusi. Em pauta, as potencialidades de investimentos de ambos os países.

Rui Ramos contou que conheceu a embaixadora há pouco mais de um ano, antes da pandemia, quando ela veio visitar a região em busca de negócios avançados com usinas para compra de açúcar. “Ela tinha uma demanda, queria conhecer e se aprofundar no setor sucroenergético, na produção de açúcar, pelo interesse em produzir etanol lá na Zâmbia. Ela esteve na região e foi a Pirajuba, gostou do trabalho que fizemos lá. Sabendo que estava aqui, veio nos visitar”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico apresentou o potencial de Uberaba a embaixadora, que se interessou pela ZPE. “Ela quer estreitar a relação da Zâmbia com Uberaba. Isso é importante, pois é um país que tem influência grande em toda a África e acho que esse estreitamento de relação gerará bons frutos”, acrescentou.

A embaixadora comentou que conheceu o trabalho de Rui enquanto prefeito de Pirajuba e que vê agora oportunidades junto à gestão da prefeita Elisa Araújo. “Uberaba é uma cidade de oportunidades, organizada, que tem potencial. Agora, com esse laço com o secretário Rui Ramos, avançaremos nas relações bilaterais Brasil e Zâmbia, por meio de Uberaba”, afirmou Alfreda.

Ela ressaltou ainda que é possível estreitar laços de ‘cidades-irmãs’, ou seja, viabilizar contato com cidades do seu país e trazer parcerias na área da saúde, educação, agronegócio, turismo dentre outros. “Daremos continuidade nas nossas conversas, pois estamos em momento de oportunidades de negócio entre ambos os países”, afirmou.

Zâmbia atualmente é considerada um país hub, de primeira qualidade, que recebe grandes investimentos, negócios inovadores, propiciando múltiplas iniciativas voltadas para a geração de negócios, com alto potencial para médias e grandes empresas e potenciais investidores.

Uberaba está localizada estrategicamente a menos de 500 quilômetros de distância dos mais importantes polos consumidores, financeiros, políticos e administrativos do País, sendo uma das regiões mais desenvolvidas do Brasil. Possui excelente infraestrutura rodoviária, ferroviária, aérea e de recursos hídricos, e ainda, uma legislação moderna e adequados programas de incentivo. Assim como Distritos e Parques Industriais, adjacentes ao Parque Tecnológico, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que oferecem bases firmes e sólidas para pequenos, médios e grandes empreendimentos.

 

 Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar