WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/01/2021 - Empresa entrega carta de interesse para revitalizar praça inventariada de Uberaba

Nesta quarta-feira (27) a Construtora Toubes entregou ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, carta de manifestação de interesse em assumir, sem nenhum ônus ao Município, a revitalização da praça Afonso Oliveira Teixeira, no bairro Estados Unidos.

A praça fica entre as ruas Padre Leandro, Padre Zeferino e Monte Alverne, se localiza quase em frente à Escola Estadual Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco e é bem inventariado pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

“Neste momento que iniciamos o governo e estamos definindo as prioridades é importante que busquemos recursos alternativos, como da iniciativa privada, para executar melhorias nos nossos bens históricos. Fico muito feliz por a empresa ter nos procurado para investir na área de turismo, e deixar a cidade pronta para o pós-pandemia”, ressalta o secretário da Sedec, Rui Ramos.

A diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, afirma que Uberaba tem uma potencialidade turística e o desafio é deixar tudo pronto para receber os turistas e nos tornamos competitivos. “As parcerias público-privadas exercem um papel importante no desenvolvimento regional e serão uma excelente estratégia para o cumprimento das ações de fomento ao turismo do nosso município”.

“Nossa empresa sempre procura investir em turismo e cultura em Uberaba. Participamos do Projeto Geopark Uberaba – Geossítio Santa Rita e, como passo sempre pela praça Afonso Oliveira Teixeira, pensei que ela poderia integrar o Geossítio Santa Rita devido à relevância do Bem Cultural Tombado e possuir um apelo estético moderno e características que remetem ao estilo arquitetônico de Oscar Niemeyer”, afirma José Toubes Neto, proprietário da construtora. Ele completa informando que outros projetos estão em andamento para valorizar os espaços em favor da cultura do Município.

O projeto será apresentado e colocado para autorização do Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau).

Chefe da Seção de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac), da Fundação Cultural de Uberaba “Prof. Antonio Carlos Marques”, Daniela Velludo de Souza ressalta que a praça Afonso Teixeira é inventariada como Patrimônio Cultural, possui valor histórico e arquitetônico para Uberaba. “É um exemplar do estilo moderno, década de 1960, com presença de pilotis, planta livre e uso de concreto armado. Ainda este ano temos a intenção de fazer o tombamento do bem material da referida praça”, pontua.

 

Jorn. Ana Paula Neves

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar