WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/12/2020 - Diagnóstico de Ciência, Tecnologia e Inovação de Uberaba é feito pela SEDEC

Essa ação faz parte das atividades do Parque Tecnológico com apoio da Fapemig 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba (Sedec), por meio do Parque Tecnológico de Uberaba realizará nas próximas semanas seu diagnóstico de Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta 3ª edição, o diagnóstico abrangerá Uberaba e Região e contará com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Essa semana foi concluída a primeira fase referente à ação de atualização e aperfeiçoamento do Diagnóstico de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) que compreende o pré-teste com os principais gestores de Pesquisa das Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa (IESP) de Uberaba.

O diagnóstico tem como propósito, nesta primeira etapa, identificar conjuntamente com as IESP locais, todas as áreas de atuação em pesquisa e desenvolvimento (P&D) que são praticadas na Cidade.

Segundo a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba e coordenadora do projeto junto à Fapemig, Raquel Resende, em 2021, “faremos o mais completo diagnóstico de Ciência, Tecnologia e Inovação da região, pois o mesmo mapeará toda a infraestrutura física, capital intelectual, linhas de pesquisa e ambientes de inovação presentes e operantes no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, diz.

Ainda segunda a gestora, o projeto que foi contemplado com recursos da Fapemig (chamada 07/2019) intitulado ‘Fortalecimento do Parque Tecnológico de Uberaba e seus ambientes de inovação, ampliando a sua capacidade de atendimento e portfólio de serviços, visando alcance regional’ prevê além do diagnóstico, o desenvolvimento de uma plataforma que divulgará o mapeamento divulgado. “Isso é importante para que as empresas/indústrias de nossa região conheçam o que temos a oferecer para solucionar suas demandas. Muitas vezes, por falta de conhecer suas instituições de ensino e pesquisa e a inteligência que geram acaba buscando soluções em outros estados, sendo que em Minas Gerais – especialmente na nossa região – podemos atender todas as demandas”, destaca Resende.

A equipe operacional que está realizando o diagnóstico está lotada em um programa chamado U-LinkLab criado também com o apoio da Fapemig, dentro deste mesmo projeto, vê no diagnóstico a oportunidade de mostrar um retrato das expertises e potencial da Cidade e da região como geradora de capital intelectual, destaque em produção científica e fomentadora do empreendedorismo e da aproximação Universidade-Empresa-Governo.

A primeira fase irá contemplar as IESP’s de Uberaba com a aplicação de um formulário junto a seus pesquisadores com questões que versam sobre suas infraestruturas de pesquisa, áreas de atuação, linhas de pesquisa, resultados alcançados, inclusive sobre propriedade intelectual. Nessa fase, o formulário também será testado junto a uma comissão formada por Pró-Reitores de pesquisa das IESPs a fim de contribuírem para o aprimoramento e validação das questões.

As atividades estão em andamento para que o mais breve possível o diagnóstico possa atingir seu objetivo de reunir todo o portfólio de CT&I do Município e posteriormente da Região.

Fazem parte da equipe a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba e coordenadora do Projeto, Raquel Resende; as pesquisadoras (Fapemig), professora doutora Núbia Ferreira e Marílis Moura e a analista em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep), Andriely Lima Cardoso.

 

Jorn. Sabrina Alves
Parque Tecnológico de Uberaba/Sedec

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar