WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

23/12/2020 - Centro de Inovação tem a missão de potencializar desenvolvimento econômico

Espaço está no mesmo patamar que os melhores hubs de inovação do Brasil

 

A Prefeitura de Uberaba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e o Parque Tecnológico de Uberaba deram início a operação do Centro de Inovação de Uberaba. O espaço, localizado na Praça do Conhecimento, no Parque Tecnológico da Univerdecidade, foi inspirado nos melhores hubs de inovação do País. O projeto, assinado pelo arquiteto Marcondes Freitas, contará com 20 salas destinadas a empresas; salas para reuniões e átrio central com grande área de convivência para atividades e eventos de inovação em parceria com grandes empresas/industrias/agentes de fomento e Instituições de Pesquisa Científica e Tecnológica (ICTs), que permitirá a conexão do ecossistema de inovação, não somente local, mas regional, nacional e internacional.

O ambiente será propício para a criação de projetos inovadores e tecnológicos e, nasce com a missão de potencializar o crescimento econômico, disseminando o conhecimento e, agregando valor à produção e qualificação de mão de obra especializada por meio das instituições de ensino presentes no complexo.

“Este ambiente será o ponto de encontro do conhecimento. Aqui, sem dúvida, passa a ser a massa cinzenta de Uberaba – o cérebro. É aqui que os neurônios irão borbulhar! Uberaba está quebrando um paradigma. Passamos, agora, a viver um novo momento. Momento este de protagonizar a tecnologia, a ciência e a inovação. Uberaba sempre teve essa característica de inovação por meio da genética zebuína e a Cidade, desde então, vem se destacando a cada dia, mudando o seu perfil de pensamento, socioeconômico e cultural e, isso tudo terá um reflexo positivo no âmbito regional, nacional e, com toda a certeza, mundial”, destaca o prefeito Paulo Piau.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, reforçou o ganho deste projeto para Uberaba, em destaque, a geração de emprego e renda para o cidadão uberabense.  “Tenho certeza que aqui será o local do conhecimento. Parabenizo e agradeço ao Prefeito Paulo Piau, que há 30 anos pensou nisso tudo há 30 anos, quando sugeriu a criação da Univerdecidade, criação deste espaço, aonde as universidades poderiam andar junto com as empresas e com o Governo, comunidade, interagindo e trocando informações e criando possibilidades de atendimentos as grandes demandas que a ciência e a tecnologia sempre precisam.

A gestora do Parque Tecnológico, professora Raquel Resende, destacou que o espaço será um gerador de oportunidade. “Temos capacidade de gerar startups de nível global. Já fizemos isso e continuaremos a fazer. O ambiente de conexão que aqui foi criado é único. Estamos bem ao meio de três das principais instituições de ensino superior do Brasil, e dois centros de pesquisa. Serão realizados eventos que despertarão e fomentarão grandes negócios em todos os segmentos. Esse espaço transformará toda uma região”, avaliou a gestora.

Durante seu pronunciamento, o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passálio de Avelar, destacou a importância do Centro de inovação. Segundo ele, o espaço fortalecerá ainda mais o desenvolvimento econômico da cidade e do Estado e ressaltou o sobre o Seed (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development), que é um programa de aceleração de  startups para empreendedores do mundo, que querem desenvolver seus negócios  em Minas Gerais. “O Seed é a primeira aceleradora financiada apenas por recursos públicos no Brasil e potencializa a interação, as redes e a transferência de conhecimento e habilidades entre empreendedores apoiados e o ecossistema local. Uberaba tem muito potencial para lançar uma dessas startups. Tenho um compromisso com o Governador Romeu Zema em divulgar essas empresas inovadoras para todo o mundo. Dessa forma, as selecionadas poderão conquistar novos mercados. Espero que saia daqui, grandes exemplos que serão responsáveis pelo desenvolvimento econômico de Minas e do Pais", declarou

Parceiros – A operação já conta com a instalação da unidade do SebraeLab e ainda, um dos cinco ParqueLabs (espaços de coworking públicos e gratuitos em parceria com a Financiadora Nacional de Estudos e Projetos – FINEP) presentes na Cidade. Bem como laboratório de Transformação digital em parceria com a Fapemig, além de miniauditório; espaço multiuso e lounge social com área verde no terraço e cafeteria.

Operação - O Parque Tecnológico iniciou sua operação em 2013 e atualmente possui em seu conselho gestor as entidades: PMU, UFTM, IFTM, Epamig, Embrapa, SEDE/MG. Em seu complexo, que possui aproximadamente 1000 ha, sedia três instituições de ensino superior (UFTM, Fazu e IFTM) e duas instituições de pesquisa (Epamig e Embrapa UMIPI/TEMAP). Ainda no complexo, conta com empresas, startups, ambientes de inovação e outras instituições, tais como: CDL Hall e CETA. Também é sede de três, dos cinco ParqueLabs.  Mediante a grandeza do projeto já em andamento, e devido à divisão de espaço do atual prédio com o Codese e Geopark, o início da operação foi à solução que também veio ao encontro da necessidade de espaço imediata do parque, que já tem recebido inúmeras demandas

Pomar Digital – A Praça do Conhecimento também abrigará o “Pomar Digital”. Uma parceria da Prefeitura de Uberaba, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub) e o Parque Tecnológico de Uberaba. O Pomar Digital será um local para curtir a natureza, com centenas de árvores frutíferas e, no futuro, mesas ao ar livre com sinal de wi-fi para que os usuários possam desfrutar do espaço para trabalhar, escrever, ler e se inspirar.

 

Manifestação de Interesse para adesão de salas no Centro de Inovação

 

Continua aberta a manifestação de interesse para utilização das salas no Centro de Inovação. O cadastramento é direcionado para startups e/ou empresas de base tecnológica e/ou intensivas em conhecimento.

Os dados informados serão utilizados para que seja identificada o perfil das interessadas, bem como seus objetivos. A próxima etapa é a publicação do chamamento para ocupação das salas. O link de acesso do formulário é: https://bit.ly/manif_interesse_salas

Após o seu pleno funcionamento, o espaço será um gerador de produtos e serviços inovadores voltados à sociedade, contribuindo diretamente com o desenvolvimento tecnológico de Uberaba e Região.

 

Prefeito recebe Placa de Homenagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido nos últimos 30 anos

 

A gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, professora Raquel Resende representando os demais presentes, prestou uma homenagem ao prefeito Paulo Piau. Engenheiro agrônomo, foi diretor da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado de Minas Gerais (EPAMIG), na Fazenda Experimental Getúlio Vargas, local onde está inserido o Parque Tecnológico de Uberaba. Durante sua passagem pela instituição sugeriu a criação de um espaço voltado a tecnologia, ciência e inovação que pudesse ter o envolvimento da tríplice hélice que ´a unidade, a empresa e o Governo, em prol de uma sociedade. Criando-se depois, o Parque Tecnológico de Uberaba.

A placa de homenagem consta os seguintes dizeres:

“Homenagem a um visionário”

Paulo Piau tem ideias grandiosas e vislumbra além do momento. É um visionário na década de 1990, aqui na fazenda modelo, ele sonhou com o nascimento de um lugar para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. A partir do diálogo entre a universidade a empresa e o governo: um espaço de oportunidades e de soluções de futuro para uma cidade moderna. O Parque Tecnológico e seu Centro de Inovação concretizam sua visão, sua resiliência e sua coração! Transformar políticas públicas é um trabalho para idealistas!

A trajetória política de Paulo Piau é grande e seu legado permanecerá muito além das estruturas metálicas que sustentam este edifício. A partir de hoje, quem por aqui passar, terá a oportunidade de olhar para alto e para frente deste tempo.

 

*Jorn. Sabrina Alves

Parque Tecnológico de Uberaba

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec)

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar