WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/12/2020 - Artesanato uberabense faz sucesso na Feira Nacional de Artesanato em BH

Uberaba foi convidada pelo Ministério do Turismo e a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a participar da 32ª Feira Nacional de Artesanato em 2021 depois de uma presença marcante na edição 2020 do evento, que aconteceu em Belo Horizonte no início de dezembro. A informação é da diretora e gestora do Circuito Turístico Alta Mogiana, Fátima Alves. O órgão, além de ser responsável pelo convite para a Prefeitura de Uberaba participar do evento este ano, também custeou as despesas da viagem para a capital mineira.

Representando os artesãos do Triângulo Mineiro esteve na Feira a chefe da Seção do Departamento de Cultura da Fundação Cultural Professor Antônio Carlos Marques, Karina de Oliveira. “Acredito que todos esses processos que fizemos durante a gestão Paulo Piau impulsionaram mais visibilidade ao artesanato local”, disse.

Karina levou mais de mil peças de artesãos, sendo 99% de uberabenses para serem comercializadas na feira. Além de Uberaba também foram representadas Uberlândia, Araguari e Iturama. Foi disponibilizado para o Circuito um estande de nove metros quadrados. A renda ficou em torno de R$ 3 mil.

A subsecretária de Turismo do Estado de Minas Gerais, Marina Simeão visitou o estande do Circuito, na Expominas, elogiando o trabalho dos artesãos uberabenses e, inclusive, adquirindo um objeto de decoração.

Karina explica que os contatos de negócios foram ampliados e a troca de experiências foi intensa. “Conheci muitos materiais alternativos, reaproveitados e novos para trazer aos artesãos uberabenses, para que possam também saber dessa diversidade”, disse.

A gestora do Circuito Turístico Alta Mogiana destacou a importância do evento e espera que esse espaço continue aberto para as cidades da região, oportunizando bons negócios. Segundo Fátima Mafra, o primeiro dia teve rodadas de negócios para as empresas. “A participação do Triângulo Mineiro foi muito importante dentro de uma feira que levou artesãos do Brasil inteiro, mostrando arte. Não podemos deixar de participar, pois é a oportunidade de bons negócios, gerando emprego e renda para nossos artesãos”, salientou.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Uberaba também foi parceira e de acordo com a diretora de Turismo, Feiras e Eventos, Maria Aparecida Basílio, o artesanato é fundamental na atividade turística, representando a arte e cultura de um local e de uma região, fomentando o empreendedorismo e a geração de renda. “Levar o trabalho de nossos artistas do artesanato para uma feira dessa dimensão é apresentar a todos os rincões do nosso País, um pouco da nossa gente e sua cultura”.

 

Jorn. Maria Cândida Sampaio

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar