Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/11/2020 - “Uberaba está no caminho certo para conquistar a chancela da Unesco”, diz Piau sobre Geopark-Terra de Gigantes

Realizada nesta sexta-feira (13), a palestra Geoparques mundiais da Unesco: Linhas estratégicas para o projeto Uberaba, com a geóloga e mestra em Patrimônio Geológico e Geoconservação, Flávia Fernanda Lima. O evento faz parte dos processos para conquistar a chancela da Unesco definindo o município como um Geopark e conta com a parceria da Prefeitura de Uberaba, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e Sebrae Minas, parceiros do projeto local. 

 

Segundo a especialista, que ficou em Uberaba durante uma semana, para conhecer os geossítios, museus, estabelecimentos e outros locais importantes para a efetivação do Geopark – Terra de Gigantes essa visitação, antes da palestra, é fundamental para que se tenha um olhar sobre o que existe de fato na cidade e como inserir todos esses segmentos dentro do projeto do Geopark. 

 

Ainda segundo ela, o encontro realizado teve como objetivo esclarecer como o modelo de outros geoparques espalhados pelo mundo está caminhando e melhorando a qualidade de vida das pessoas residentes nesses locais. “Aqui foi um local para tirar dúvidas dos gestores que estão envolvidos nesse processo. Bem como instituições e pessoas que estão promovendo este trabalho nos últimos anos. Mostrei quais são os potenciais de Uberaba e como trabalhar ações importantes para o engajamento das instituições que existem no território do Geopark. Em breve, faremos um novo encontro. Uberaba está no caminho certo. Já tem muitos resultados e o potencial aqui existente já está sendo muito bem trabalhado. E, já posso afirmar: agora é o caminho do meio para o final desse tão valoroso processo”, ressaltou. 

 

Em todo o mundo existem 161 Geoparks em 44 países. No Brasil, apenas Geoparque Araripe, no interior do estado do Ceará, obteve esse título. De acordo com o prefeito Paulo Piau, os primeiros passos para esta caminhada já foram dados agora é terminar o caminho já trilhado. 

 

“Essa chancela da Unesco, a partir das ODS’s, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, tem que ser minuciosamente cuidada. Demos um abraço coletivo que conta com o apoio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, da ABCZ, do Sebrae, das entidades de classe, empresas, enfim, por todos com um único objetivo: colocar Uberaba no hall das principais cidades do mundo. Fico satisfeito em ver que o Geopark – Terra de Gigantes está no Plano de Governo dos 11 candidatos a prefeito de Uberaba. Isso é um sinal importante que comprova a potencialidade da Cidade”, salientou. 

 

O prefeito acrescentou ainda que o processo fortalecerá o turismo local como um projeto de geração de emprego, renda, maiores oportunidades e melhor qualidade de vida ao cidadão uberabense. 

 

“Foi um encontro esclarecedor para que Uberaba possa dar mais um passo para o seu desenvolvimento. Fico feliz em ter sido o prefeito que entendeu que o turismo tenha se tornado uma das principais atividades da Cidade e em ter sido o prefeito que deu os primeiros passos para a composição do Geopark – “Terra de Gigantes” apresentou o prefeito que agradeceu a participação de todos no processo e em especial o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes e da adjunta, Anne Roy Nóbrega pelo empenho no projeto ao longo dos últimos anos. 

 

Além do prefeito, participaram da apresentação o reitor da UFTM, professor doutor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjos; o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior; o gerente do Sebrae Minas na regional Triângulo, Willian Rodrigues de Brito; o promotor de Justiça Carlos Alberto Valera, atual coordenador regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paranaíba e Baixo Rio Grande dentre outros personagens e autoridades envolvidas no processo do Geopark – Terra de Gigantes. 

 

Jorn. Sabrina Alves – Sedec/Parque Tecnológico de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub