WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

10/11/2020 - Especialista em Patrimônio Geológico conhece Geoparque de Uberaba

A secretária adjunta interina de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Anne Roy Nóbrega, iniciou esta semana uma série de visitas aos sítios e geossítios que formam o Geopark Uberaba – Terra de Gigantes.

 

A iniciativa conta com a participação da professora universitária Flávia Fernanda Lima, ex-avaliadora da Unesco para Geoparques. Flávia é graduada em geologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em Patrimônio Geológico e Geoconservação pela Universidade do Minho, de Portugal (2008). Ela integra o Grupo de Pesquisas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq de Geoconservação e Patrimônio Geológico da Universidade Federal do Paraná /UFPR.

 

Além das visitas também serão realizadas reuniões temáticas e reuniões em campo para discutir sobre os cinco grandes eixos da avaliação da Unesco sobre geoparques.

 

As reuniões estão programadas para acontecer no Sebrae/MG e no Centro de Educação e Tecnologia Ambiental  (Ceta), no Parque das Barrigudas, na Univerdecidade.

 

As visitas estão programadas para o Sítio Museu da Cal; Geossítio Ponte Alta; Geossítio Caieira; Geossítio Peirópolis; Sítio ABCZ; Sítio Memorial Chico Xavier; Sítio Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier; “Sítio” Museu Memória Viva (UFTM); “Sítio” Fábrica Artesanal de Sinos Uberaba (FASU); Geossítio Santa Rita (roteiro envolvendo: Museu de Arte Sacra/Mercado Municipal/Igreja São Domingos/Academia de Letras do Triângulo Mineiro/Praça Comendador Quintino/Monumento Zumbi dos Palmares; Parque linear/Geossítio e Mirante Univerdecidade); Sítio Museu da Capela; Geossítio Vale Encantado RPPN; Geossítio Serra da Galga; “Geossítio” Agronelli e Sítio Fazenda Cassu.

 

O Geopark Uberaba – Terra de Gigantes integra sítios e geossítios dispersos pela Cidade que retratam as riquezas geológicas, a herança histórica e a cultura local.

 

No patrimônio geológico, o destaque é a singularidade dos registros paleontológicos da região, representada, notadamente, pelos dinossauros que são reconhecidos pelo mundo.

 

Nos sítios históricos e culturais, destaca-se a relevância do gado Zebu que não é só econômica, mas também cultural. Ainda há as representações sustentadas pelo terceiro pilar que é a força e significância da religiosidade em Uberaba que teve sua expressão máxima no ícone Chico Xavier, o maior brasileiro de todos os tempos, eleito em um programa de televisão exibido em rede nacional e inspirado no programa britânico 100 Greatest Britons da emissora BBC, colaboradora da edição brasileira.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar