WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

09/11/2020 - Piau participa de reunião para fortalecimento do Pólo de Inovação do Cerrado Mineiro

O prefeito Paulo Piau participou de reunião com representantes do Sebrae/MG e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) com o objetivo de realizar a prospecção do ecossistema de inovação para a implantação do Polo de Inovação Agropecuária do Cerrado Mineiro.

 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) vai criar um conjunto de 12 Polos de Inovação Tecnológica no setor Agropecuário no Brasil, em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC).

 

O Polo de Inovação Agropecuária do Cerrado Mineiro será um ambiente para buscar soluções para o setor Agro. Um ambiente de convergência entre as instituições de ensino, técnicos do setor rural, empresas de pesquisa e tecnologias do setor Agro e produtores rurais.

 

O objetivo é que os polos contribuam para aprimorar o ambiente de inovação tecnológica, criando mais condições para que empresas, startups, institutos e universidades interajam e proporcionem resultados mais rápidos e precisos para a agropecuária.

 

Participaram do encontro o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, a reitora do IFTM, Deborah Santesso Bonnas; o gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Rodrigues e a gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende.

 

O prefeito Paulo Piau lembrou que Uberaba tem história em projetos de inovação. “Falar de inovação no agronegócio brasileiro, tem que falar de Uberaba. Então, quando vem um projeto maior, que envolve governo federal e órgãos do governo do Estado, evidentemente não pode ser definido sem consultar a posição de Uberaba. É uma discussão sadia e com certeza vai levar a boas definições para fortalecer a inovação do agronegócio, não apenas em Uberaba como também em toda a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e no Cerrado brasileiro”, frisou.

 

A reitora do IFTM destacou a importância do apoio da Prefeitura de Uberaba para a consolidação do Pólo de Inovação do Cerrado. “Eu entendo que teremos o apoio da Prefeitura de Uberaba, pois esta região é voltada para a inovação. E a ideia é a criação de um pólo agro e entendemos que ele tem um efeito muito sinérgico. Vamos trabalhar nessa prospecção para consolidar esse pólo e acreditamos que esse encontro foi bastante promissor”, ressaltou Deborah Bonnas.

 

O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo disse que essa iniciativa é muito forte e o propósito é que o País produza tecnologia. “Esta região onde estamos instalados no Cerrado se apresenta para ser um pólo de inovação do agro e estamos iniciando o zoneamento com os organismos federais e o Sebrae foi convidado para elaboração e desenvolvimento desse projeto, juntamente com a Embrapa e as universidades. E a participação de Uberaba neste contexto é de fundamental importância”, destacou William Rodrigues.

 

Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar