WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

22/09/2020 - *Projeto GIS Agro levará mais inteligência ao setor em Uberaba*

_O projeto está focado no compartilhamento de informações técnicas e científicas, boas práticas, além de políticas públicas para o agronegócio_

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) e Parque Tecnológico de Uberaba, e agora, com o apoio da Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais) continua trabalhando para a implantação do Projeto GIS Agro (Grupo de Inteligência Setorial para o Agronegócio de Uberaba). O projeto foi apresentado pelo prefeito Paulo Piau em agosto durante visita do presidente da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Celso Moretti, e do secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Marcos Montes. 
 
Segundo o titular da Sedec, José Renato Gomes, uma das diretrizes do prefeito Paulo Piau- que é  pesquisador - é fomentar a inovação. Gomes ressalta que a base empresarial de Uberaba é composta por empresas do setor agro de grande relevância nacional e internacional. “É natural que a Sedec incentive a geração de mais competitividade no agronegócio a partir da ciência  da tecnologia, da inovação gerando inteligência e consequentemente mais riquezas a partir do conhecimento. Temos incentivado o diálogo da tríplice hélice – empresa, governo academia desde o nosso primeiro dia de trabalho”, destaca o secretário. 

Com o objetivo principal de reunir representantes do segmento agro dentro das universidades, faculdades, instituições de fomento e de pesquisa, ambientes de inovação, incubadoras, hubs, iniciativa privada e governo de Uberaba (Secretarias de Agronegócio e de Desenvolvimento Econômico). “O projeto tem como foco ligar a inteligência do agronegócio a um Grupo de Trabalho para o compartilhamento de informações, práticas e desenvolvimento de ações colaborativas; neste caso, relacionadas ao agro,e que juntos possam realizar ações mais efetivas”, como explica o professor Carlos Henrique Cavallari Machado, coordenador do projeto junto à gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende.


“O Gis Agro é um ponto de referência em inteligência no setor para que empresas e instituições da região e de outros estados possam trazer suas demandas para serem estudadas e atendidas de maneira ágil, inteligente e efetiva. E isso será possível exatamente porque essa demanda será compartilhada entre os participantes do grupo. A partir daí, de maneira individual, colaborativa ou em conjunto, a demanda será atendida”, esclarece Raquel. 


Economicidade – Seguindo a diretriz da Sedec, o GIS Agro irá incentivar e promover a inovação, -o que, conforme o projeto, permitirá a formação de profissionais mais qualificados - visando a aumentar a competitividade da agroindústria, atraindo a atenção de outras empresas e permitindo a abertura de novos negócios.


“Isso se dà quando se cria um espaço de diálogo entre o meio acadêmico e o mercado ficando mais clara a real necessidade de cada parte envolvida, bem como sua capacidade de oferta. Um dos primeiros passos do Gis será mapear a oferta de inteligência no segmento agro. Somente em Uberaba já identificamos. em estudo preliminar, mais de 90 linhas de pesquisa relacionadas ao tema. Este projeto contará, nos próximos 24 meses, com recursos de Fapemig para sua consolidação, o que elevará o status da Cidade inovadora no agro. 


Além do GIS Agro existem outros três grupos de inteligências: o GIS Química – iniciado no ano passado; o GIS Saúde e o GIS Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) – a serem iniciados nos próximos meses. 

 

Jorn. Sabrina Alves
Parque Tecnológico de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar