WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/09/2020 - Uberaba está pronta para colocar em funcionamento a ZPE

A Prefeitura de Uberaba (PMU) está pronta para iniciar as obras de infraestrutura no terreno onde será instalada a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A afirmação é do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes.


Documentação foi encaminhada ao Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação documentação que aponta a regularização da área onde será construída a ZPE em Uberaba. O órgão tem reunião prevista para acontecer no mês de outubro. Se aprovadas, as obras podem começar imediatamente.


O condomínio ZPE/Uberaba está localizado junto à BR-050, numa área de 2,6 milhões de metros quadrados, abrigando o entrocamento rodoferroviário que serve hoje ao Distrito Industrial II, divisa com a empresa Black & Decker. 


“Essa é uma grande vitória comandada pelo prefeito Paulo Piau, que é exatamente de regularizar essa área para que pudéssemos realizar as obras de infraestrutura no local. Foi uma grande luta. Fomos notificados pelo ministério da Economia para apresentar várias obrigações. E conseguimos em um prazo recorde. Quero aqui parabenizar a Anna Carolina Salles, assessora de Relações Empresariais da Sedec, que coordenou todo esse trabalho. Agradeço também a todas as secretarias envolvidas nesse trabalho, que nos possibilitaram entregar, no dia 16 de setembro para o Ministério da Economia tudo o que foi solicitado”, comemorou José Renato.


Entre as medidas solicitadas pelo Ministério da Economia estão a incorporação do terreno em que funcionará a Zona de Processamento de Exportação ao capital da Companhia Administradora da ZPE de Uberaba, com o licenciamento ambiental e o alfandegamento (pedido foi protocolado junto à Receita Federal). Todas as providências foram tomadas e já encaminhadas ao Conselho Nacional da ZPE.


“Foram sete anos e meio de muito trabalho para que pudéssemos chegar neste momento e darmos essa boa notícia para as pessoas que torcem para que a ZPE se viabilize em Uberaba. Deixamos de responder muitas críticas de que perderíamos a ZPE, mas enquanto criticavam, estávamos trabalhando. Entregamos ao Ministério da Economia tudo o que nos foi pedido. Agora sim, Uberaba está pronta para iniciar as obras. Aguardamos única e exclusivamente a aprovação do Conselho Nacional da ZPE”, frisou o secretário de Desenvolvimento.


José Renato adiantou que uma empresa alemã já apresentou uma carta de intenções para se instalar na ZPE em Uberaba.


“Nós nunca deixamos de apresentar a ZPE de Uberaba ao mercado internacional. O prefeito Paulo Piau, o secretário José Renato e toda a sua equipe apresentou esse projeto em nível mundial. Agora, Uberaba está pronta para começar as obras e dar os próximos passos. E nós sempre nos preocupamos em fazer os movimentos na hora certa. Se fizéssemos qualquer coisa antes dos prazos, poderíamos incorrer em alguma improbidade. Uberaba sempre esteve à frente do seu tempo na questão de investimentos”, frisou Glauber Fachinelli, diretor-executivo da ZPE.
O prefeito Paulo Piau destacou que o processo de conquista foi longo, mas agora está tudo regular.


“Todos sabem que existe uma pressão muito forte da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, a Fiesp e a Zona Franca de Manaus, pois somente eles querem ter indústrias de transformação nesse País. O Brasil é feito desses lobbys, infelizmente. Então, o interesse macro, o interesse nacional fica subjugado. A ZPE é um instrumento importante de geração de empregos, de agregação de valores, de exportação”, considera.


O prefeito reforçou que a ZPE em Uberaba reúne condições de iniciar as suas atividades. “Temos pretendente real que quer instalar uma indústria em nossa ZPE. A Prefeitura tem que realizar obras mínimas no local e agora sim, somos uma das 13 ZPEs do Brasil e vamos torcer para que ela seja realmente ocupada e Uberaba seja uma referência nesse processo de exportação”, destacou Paulo Piau.


 
Jorn. Marconi Lima

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar