WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

09/06/2020 - Prefeitura estuda alternativas para minimizar efeitos da pós-pandemia

Uma das maiores preocupações com o futuro próximo é a empregabilidade e a sobrevivência de micro, pequenos e médios negócios

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação procura formas para aprimorar as políticas públicas para o pequeno e médio empresário. Essa ação iniciou-se a partir do Decreto 5.379, de 23 de março que instituiu o Grupo de Trabalho, para atendimento emergencial das pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social, econômica e financeira, decorrente da pandemia do coronavírus - Covid-19.

Nesta segunda-feira (8), em videoconferência, foi apresentada a ‘Estratégia Emergencial de Atuação – Desenvolvimento Econômico Local’ desenvolvida pelo Sebrae. O analista da Unidade de Articulação para o Desenvolvimento Econômico (UAED) do Sebrae, Anderson Cabido, apresentou as possibilidades de políticas públicas como soluções para os microempreendedores, bem como os  dados negativos projetados para o pós-pandemia se os órgãos competentes não tomarem as providências necessárias. Entre as previsões aparecem queda de 7% no Produto Interno Bruto (PIB) em Minas Gerais, fechamento de 50% de pequenos negócios (750 a 850 mil empresas de pequeno e médio porte) e redução de dois milhões de postos de trabalho em Minas Gerais.

O prefeito Paulo Piau ressaltou que algumas das propostas do Sebrae já estão sendo desenvolvidas pelo Município. Ele observou que já faz quase dois meses que a Prefeitura instituiu o Grupo de Trabalho composto pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Agronegócio, Fazenda e pelo diretor da Agência Regional de Desenvolvimento, Glauber Faquineli. "Uberaba tem responsabilidade também com os municípios da região" afirmou Piau acenando para avanços como a plataforma de e-commerce com centenas de microempresários já instalados.

"Não podemos deixar ampliar o número de desempregados e uma economia realmente em dificuldade, sobretudo os pequenos, a corda arrebenta sempre do lado mais fraco. É interessante que a gente já comece a pensar em alternativas agora para poder dar suporte a esses microempresários das áreas serviços, comércio, indústria, agropecuária para que possam se restabelecer no pós-Covid e conseguir diminuir o número de desempregados em Uberaba, completou”.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Renato Gomes, trata-se de ação que requer atenção de todas as pastas envolvidas. “Vamos estudar as possibilidades, fazer análises junto aos demais órgãos competentes, atendendo solicitação do prefeito para estudar as possibilidades econômicas onde o Município poderá investir”, disse. 

O analista do Sebrae para a microrregião, Marcius Mendes, afirma que “esse trabalho foi iniciado pelo Sebrae, a partir de medidas econômicas, alternativas para o desenvolvimento do Município". "Apresentamos uma série de soluções para pensar, avaliar e, sobretudo implementar alternativas para promoção do desenvolvimento do território, e também auxiliar a retomada dos pequenos negócios após a pandemia”, destacou.

Participaram também da videoconferência o secretário da Fazenda Jorge Macedo, o diretor executivo da Agência Regional de Desenvolvimento, Glauber Faquineli, os diretores do Sebrae, Afonso Maria Rocha, Mardem Magalhães e João Cruz, a analista da UAED Andréia Tristão e o gerente da regional do Triângulo Mineiro do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito.

 

Jorn. Izabel Durynek

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar