WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

11/03/2020 - Plano de Turismo realiza diagnóstico para alavancar os potenciais de Uberaba

A Prefeitura de Uberaba está colocando o Turismo como um dos pilares para alavancar a economia do município, gerando mais oportunidades de negócio, mais renda e mais vagas de emprego ao uberabense. Com esta visão, o Plano de Turismo está sendo atualizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec) com o apoio de consultoria especializada.

O secretário José Renato Gomes exemplifica que o Turismo é como uma indústria sem chaminés. “Os principais pilares do turismo em Uberaba formam nosso grande projeto, que é o Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. A visão dessa gestão municipal e o trabalho coordenado pelo prefeito Paulo Piau são muito claros: valorizar o planejamento com base em dados reais, para poder melhorar a infraestrutura, a capacitação das pessoas e a qualidade do atendimento aos turistas. Este é o resultado que vamos alcançar”.

A presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdesu), Anne Roy Nóbrega, explica que o planejamento servirá prioritariamente para levantar dados necessários para os trabalhos de captação de recursos para melhorias de infraestrutura dos diversos sítios e geossítios do Geopark. “Todos os investimentos que estamos buscando, tanto para o Memorial Chico Xavier quanto para diversas outras ações, são baseados em dados que esta pesquisa está evidenciando”.

Mapeamento - De acordo com a diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, o Plano de Turismo já mapeou por GPS todas as rotas turísticas de Uberaba e também já foi elaborado o Plano de Desenvolvimento Territorial, com pesquisas e dados apontados pela consultoria especializada, da Planisa Consultoria. “O mapeamento foi a primeira fase e agora estamos avançando para o segundo momento, em que diversas pessoas envolvidas na cadeia do Turismo responderam a um questionário sobre os potenciais do município. Vamos trabalhar as políticas públicas a partir de dados concretos”, esclarece ela.

O Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo de Uberaba está dividido em quatro etapas, que contemplam a caracterização do território e do turismo; o diagnóstico estratégico; estratégias de desenvolvimento; e finalmente o plano de ação, que detalha todo o conjunto de projetos e ações que devem ser conduzidas pelo Poder Público para qualificar a capacidade de recebimento de turistas.

O gerente de projetos da Planisa Consultoria, Igor Borges, explica que a indústria do Turismo pode proporcionar bastante crescimento econômico para um destino, porém para que seja sustentável e não cause prejuízos ambientais ou sociais, é necessário justamente contar com este planejamento. “O Plano de Turismo realiza um diagnóstico dos potenciais e necessidades do destino e propõe estratégias de mercado e de preparação da infraestrutura para uma demanda futura. O objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida da população e gerar empregos qualificados e renda”.

Segundo ele, o estudo conta com um conjunto de métodos que incluem desde pesquisa de campo para qualificação da estrutura urbana e dos atrativos, levantamento e análise de dados estatísticos, entrevistas a turistas e visitantes, aplicação de questionário a empresários e membros de instituições e de conselhos municipais, até consulta a especialista de áreas transversais como infraestrutura, urbanismo, cultura, meio ambiente, economia, entre outras.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar