WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

06/03/2020 - Uberaba sedia reunião da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana

Representantes de 11 municípios da do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba se reuniram em Uberaba, nesta quarta e quinta-feira (4 e 5), para a primeira assembleia geral de 2020 da Amitam - Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana. Em pauta, além da prestação de contas de 2019, foi discutida a estruturação do planejamento estratégico 2020/2023 e o plano de trabalho para 2020, além de alinhamentos sobre o ICMS Turístico.

De acordo com o diretor administrativo da Amitam e representante de Itapagipe, Anderson Paulo Franco, o principal objetivo é fortalecer ainda mais a associação, visto que o estado de Minas Gerais está passando por reformulação na política de regionalização do Turismo, com base nas mudanças do Governo Federal. “Isso vai exigir uma integração ainda maior dos municípios e Minas é modelo de regionalização do Turismo. Portanto precisamos nos integrar e trazer mais municípios para esta política, já que o turismo movimenta muitos setores e representa um grande impulso na economia”.

Para a diretora de patrimônio, gestora da Amitam e representante de Iturama, Fátima Mafra, a reunião foi produtiva. “Tivemos uma reunião muito proveitosa e redefinimos todo o processo de regionalização e da valorização dos pontos turísticos, bem como da divulgação dos municípios envolvidos para atrair turistas”.

Ela avalia que, neste processo, a união de todos os municípios associados é fundamental. “Temos que fomentar o turismo no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, pois temos uma cultura rica. É preciso mostrar e sensibilizar as pessoas que chegam em nossa cidade para compreenderem o quão rico nós somos, e quanta beleza nós temos para que eles visitem. Temos todas as condições de fazer este fomento com uma grande variedade de atrativos turísticos”, comentou Fátima Mafra.

Impulso - A diretora de Turismo da Prefeitura de Uberaba, Erika Cunha, explica que o Circuito Amitam busca, por meio de ações de regionalização, impulsionar o desenvolvimento da atividade turística na região, apontando os seus atributos e potencialidades, bem como suas carências e deficiências. “Uberaba é uma das cidades referências para os municípios que pertencem ao circuito. Temos um Conselho de Turismo ativo, conquistamos a pontuação máxima no ICMS, avançamos na área com um Plano de trabalho consistente, e ainda pelo reconhecimento do projeto Geopark - Terra de Gigantes, que conquistou a premiação junto ao Estado. Assim, a Amitam incluiu em seu plano de trabalho também o geoturismo, valorizando uma das vocações de Uberaba e de outros municípios da região”, explicou Erika Cunha.

Para o secretário José Renato Gomes, titular da Sedec, Uberaba está no caminho certo e é fundamental fortalecer a união da região. “Na gestão do prefeito Paulo Piau o Turismo veio para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, junto à Inovação, pois compreendemos que este é um pilar essencial que alavanca nossa economia. O projeto Geopark e as diversas ações de incentivo, com capacitação e melhoria de infraestrutura, é um dos caminhos para que o Turismo se fortaleça cada vez mais, de mãos dadas com toda a região”, salientou José Renato.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar