WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/01/2020 - Governo federal autoriza Uberaba a captar R$ 3 milhões ao Memorial Chico Xavier

Foi publicado na semana passada no Diário Oficial da União, a aprovação do Projeto de Revitalização do Memorial Chico Xavier junto à Secretaria Especial da Cultura do governo federal. Assim, o projeto está autorizado, por meio da Lei de Incentivo a Cultura, a captar recursos para sua execução estimada em de R$ 3 milhões. Segundo o museólogo e coordenador do Memorial Chico Xavier, Carlos Vitor Silveira, este é o maior investimento em cultura da história de Uberaba propiciado por meio deste mecanismo.

Evidenciando o espaço como pilar do Geopark Uberaba, o prefeito Paulo Piau destacou que o projeto elevará o Memorial a um novo conceito. “Aprovada essa captação de recursos, nossa parte está pronta e vamos sensibilizar as empresas. Este não é um projeto religioso, mas do turismo. Apelamos a todas as empresas com lucro real que podem apoiar por meio da Lei de Incentivo à Cultura, para que nos ajudem a alavancar este projeto. O turismo é emprego, renda e movimentação econômica”, declarou Piau.

Dentro do bicentenário de Uberaba, o projeto contempla a atualização das exposições com recursos de tecnologia, multimídia, acessibilidade e interatividade. O novo conceito visa a estabelecer o Memorial como espaço privilegiado para educação em valores universais a partir do legado de amor, respeito, tolerância, diálogo, empatia e solidariedade cultivados e semeados por Chico Xavier. Propõe ainda a adequação e modernização dos espaços de uso e a integração com o Parque Municipal Mata do Carrinho.

Conforme o coordenador do Memorial, o objetivo é que o local tenha o nível de excelência dos grandes museus contemporâneos.

A revitalização tem como proponente a Expomus Exposições Museus e Projetos Culturais, referência no setor, com mais 38 anos de atuação e mais de 250 projetos realizados. Ela foi contratada pela Fundação Cultural de Uberaba por licitação. A  Expomus possui em seu portfólio 51 exposições em 20 países e 27 projetos internacionais no Brasil. Possui ainda três exposições entre as mais visitadas do mundo e 12 prêmios.

A doutora em museologia e diretora da Expomus, Maria Ignez Mantovani Franco, reiterou o reconhecimento das potencialidades de qualificação do Memorial. “Nas celebrações dos 200 anos de Uberaba, o Memorial surgirá como entidade de elevado interesse cultural, turístico e econômico para a cidade, irradiando a força dos valores universais e os ensinamentos de Chico Xavier. Para além do cenário de Uberaba, a partir do Memorial, poderá se estender percurso de ressignificação inédito, em torno das memórias e vivências do personagem inspirador, envolvendo distintas cidades mineiras”, encerrou.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar