WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

13/12/2019 - Fórum “Elas na Indústria” destaca oportunidades, caminhos e força feminina

As oportunidades de inserção da mulher no mercado de trabalho industrial estiveram em evidência nesta sexta-feira (13) no Fórum “Elas na Indústria”, que reuniu mais de 140 mulheres e autoridades municipais. A Prefeitura de Uberaba, por meio da Sedec, e os grupos FMC e Petrópolis apresentaram dados, palestras e visibilidade a diversas oportunidades em que as empresas buscam mulheres para vagas nas indústrias.

Dados apresentados pelo Sine Municipal apontam que do entre as pessoas trabalhando com carteira assinada, 56% são homens e 44% mulheres. Na indústria a inserção feminina ainda não é significativa. Os dados da FMC revelam que apenas 13% de seus colaboradores são mulheres. É para mudar esta realidade que o evento propôs intensa análise sobre o mercado e as portas de entrada para que a mulher conquiste importantes postos na indústria, que está mudando completamente seu perfil, já que a tecnologia atual transforma os processos a partir de automação.


O prefeito Paulo Piau ponderou sobre a importância da ocupação do espaço de trabalho pelas mulheres destacando que eventos como este despertam os potenciais. “As indústrias precisam de mulheres. Antes era a força bruta do homem, hoje é a automação e a informatização da Indústria 4.0. E é claro que a mulher tem que se preparar, buscando capacitação para ocupar estes espaços. Esperamos que este despertar possa abrir muitas portas para que elas estejam nas produções ajudando o Brasil e Uberaba a se desenvolver”.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, destacou o interesse demonstrado pelas empresas em trabalhar com a mulher na indústria. “A partir desse momento é preciso voltar o olhar à capacitação, entendendo o que a indústria oferece de oportunidades. Os salários são em sua maioria muito melhores que diversas outras atividades. É um trabalho de desmistificar que mulher não tem espaço na indústria. Este espaço tem oportunidades igualitárias e empresas como a FMC e Petrópolis estão abrindo esse mercado a todas”, disse.

 

Palestras analisam a realidade do mercado e chamam atenção para as oportunidades


A proposta do fórum “Elas na Indústria” percorreu uma análise do mercado de trabalho sob a perspectiva de gêneros e da inserção da mulher. Élder Árcega, coordenador do Sine Municipal e da Sala Mineira do Empreendedor demonstrou o domínio da mulher empreendedora em atividades econômicas como a confecção de vestuário, comércio varejista de artigos de vestuário, salão de cabeleireiro e casas de festas. Já na realidade da indústria, que tem baixa presença de mulheres, a palestra apontou áreas de atuação mostrando que a oportunidade pode estar na qualificação.


Roberto Simões, gerente da FMC em Uberaba, aponta que a diversidade e a inclusão fazem parte do valor da empresa, mas que a dificuldade em encontrar mulheres para as vagas da indústria ainda é um grande desafio. Neste sentido Débora Felippe, do setor de Recursos Humanos da FMC, ressalta que é importante que as mulheres entendam que hoje o trabalho das indústrias vai muito além do braçal. “As oportunidades existem, há remunerações significativas e ela pode ir muito além do que ela já recebe hoje. As mulheres muito mais habilidades que muitos homens, e é importante que façam uso dessas habilidades para que consigam a ascensão que almejam”.

A visão de inserção da mulher também foi destacada por Iuri Cerqueira, gerente de Recursos Humanos da Petrópolis, empresa que está investindo mais de R$ 1 bilhão na nova unidade em Uberaba. “Dentro do Grupo Petrópolis enxergamos como oportuno que as mulheres estejam dentro das nossas operações, justamente pelo olhar diferenciado que elas trazem. Para este evento trouxemos, inclusive, uma de nossas técnicas cervejeiras, que atua em Boituva e destacou sua trajetória profissional. Em todos os nossos processos seletivos não há nenhuma distinção de gênero”, garantiu.

Para a unidade em Uberaba, Iuri explica que o objetivo é que cerca de 70% da mão de obra tenha capacitação técnica e 30% que esteja cursando este ensino técnico. “Orientamos a todos, sobretudo aqui as mulheres, que busquem essa capacitação caso não tenham, para abraçar estas oportunidades do nosso time”, orientou.

As mulheres presentes no evento tiveram oportunidade de entregar currículos diretamente às equipes das empresas, além de tirar dúvidas e compreenderem todo o processo e as oportunidades presentes no segmento da indústria.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar