Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

04/10/2019 - Prefeitura consolida acordo de cooperação e alvará da Cozinha das Doceiras de Peirópolis

“Quebra de tabus”. Assim avaliaram os representantes da Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros que comemoraram nesta sexta-feira (4) a recepção do alvará e assinaram o Acordo de Cooperação para a utilização, conservação e confecção de doces no espaço público da cozinha industrial das doceiras. A ação da Prefeitura de Uberaba foi por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), que consolidou a regulamentação total da Associação que já lutava pela conquista há 30 anos.

O prefeito Paulo Piau ressalta que a documentação de qualquer produtor é fundamental para garantir novas perspectivas. “Com o trabalho da Sedec, conseguimos arrumar todos os documentos e garantir total legalidade. Agora eles podem produzir emitindo nota fiscal e vender aos comércios e redes de supermercados. É mais emprego e mais renda a essas famílias, além da valorização dessa tradição de Peirópolis”.

Avanços. Piau avalia que em seu governo o fortalecimento do Geossítio Peirópolis é um importante trabalho. “Criamos mais infraestrutura, com calçamento, asfalto e agora vamos aprimorar a iluminação com Led, tanto na comunidade quanto no acesso. A Casa do Turista também foi uma conquista importante e tem atraído o turista e os cidadãos de Uberaba com o suporte, bar e restaurante. Peirópolis portanto só tem a crescer”, acredita o prefeito.

Paridade. O secretário da Sedec, José Renato Gomes, evidenciou a importância que o governo dá aos pequenos empreendedores. “Estamos abrindo portas a muitos grandes investimentos, mas também para aqueles que precisam regularizar, crescer e fortalecer os pequenos negócios. Damos a mesma importância para o pequeno e para o grande negócio. E sobretudo nesta ação estamos valorizando a tradição de Peirópolis que fomenta o turismo, a renda local e a nossa própria identidade cultural”.

 

A inserção econômica e social da mulher rural

 

De acordo com a diretora de Turismo Erika Cunha, o trabalho de regularização da Cozinha das Doceiras decorre de ações anteriores, como a declaração de utilidade pública e o chamamento público, que culminaram nesse acordo de parceria. “O documento celebra a integração da comunidade local no processo produtivo artesanal com a inserção econômica e social da mulher rural. Além disso, destacamos o processo de valorização e preservação da cultura gastronômica local, bem como a valorização da identidade territorial que são diretrizes do macroprojetos Geopark. As ações da Sedec visam ao desenvolvimento de Peirópolis desde a acessibilidade a integração das comunidades, com acompanhamento sistemático das atividades, seguindo um planejamento robusto para um resultado importante para todo o município”.


Para o vice-presidente da Associação Comunitária Peirópolis Artesanato e Doces Caseiros, Mauro Roberto Rosa, a regularização e a assinatura do Acordo de Cooperação é um momento único. “Há 30 anos nós estamos tentando esse feito. Os doces são um complemento de renda importante para todas as doceiras, muitas já têm idade avançada e com pequenas aposentadorias. Temos variedades de doces e até licores, por exemplo, e o detalhe principal é que nossos produtos não possuem conservantes, são caseiros de verdade. Esse feito é uma vitória muito importante pra gente”.


Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub