WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

03/09/2019 - Consultorias e mapeamentos de rota turística vão aprimorar gestão do Geopark Uberaba

Consultorias e mapeamentos de rota turística vão aprimorar gestão do Geopark Uberaba

Dois dias de consultoria técnica, planejamento e discussões marcaram a última semana com reunião sobre o Geopark Uberaba no Sebrae. A etapa, que vai culminar em capacitação dos atores da cadeia produtiva do turismo e desenho da rota turística paleontológica, reuniu equipe da Prefeitura de Uberaba, ABCZ, UFTM e Sebrae, além de representantes da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana (Amitam) e Associação dos Amigos do Sítio Paleontológico de Peirópolis.


De acordo com a diretora de Turismo Erika Cunha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), o primeiro dia de trabalho foi focado no planejamento para demarcação do caminho de Uberaba/Peirópolis e Ponte Alta por GPS, que passará por pontos principais com atratividade e segurança para ciclistas e pedestres. O consultor responsável foi Marcelo Alcântara Prates, da empresa Veredas (BH), que é especialista em soluções de desenvolvimento turístico.


Já o segundo dia de consultoria tratou sobre o mapeamento e qualificação da produção associada do turismo. “Nesse primeiro momento o objetivo é gerar um relatório para que seja feito um trabalho de capacitação junto à comunidade de Peirópolis, Ponte Alta e região”, esclareceu Erika Cunha. O consultor contratado pelo Sebrae é Ismael Viezze, turismólogo em Canela.


Segundo o analista do Sebrae Uberaba, Marcius Marques Mendes, o trabalho técnico da consultoria será realizado a partir do mês de setembro e terá a duração de três meses, correspondendo a 408 horas de consultoria para levantamento das informações, pesquisa e mapeamento local, além do relatório final que norteará próximas ações com base em dados técnicos.


Capacitação - Após a realização da etapa técnica de consultorias especializadas, Erika Cunha explica que a próxima fase será a capacitação dos empreendimentos e empreendedores locais no intuito de propiciar uma melhor qualidade da produção, bem como aprimorar a gestão dos negócios existentes no território e consequentemente explorar os atrativos turísticos para o incremento da renda e aumento da geração de emprego.


“Todos os empreendedores que trabalham com produtos turísticos devem compreender o potencial de sua marca no contexto do Geopark Uberaba. Vamos trazer capacitações para que estes produtos estejam presentes em toda a cidade com qualidade e visibilidade. Produtores de doces, artesanatos e bebidas, dentre outros segmentos, vão ter oportunidade de aprender sobre gestão de negócios junto ao Sebrae para estarem preparados e vender mais”, pontua a diretora de Turismo.


O secretário José Renato Gomes avalia que a capacitação com apoio do Sebrae é fundamental para o crescimento dos empreendedores. “O Geopark Uberaba vai consolidar uma nova fase no turismo da cidade, já que a chancela que buscamos com a Unesco representa visibilidade a nível mundial. Mais turistas significa mais oportunidades de negócio, mais empregos e mais geração de renda para a população. A capacitação é um passo essencial para que os produtos e serviços sejam ofertados com excelência”, destacou o secretário.


Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar